09/04/17 - Em jogo de estréia pelo Hexagonal Final do Módulo II do Campeonato mineiro, o Nacional de Muriaé recebeu o Patrocinente para o primeiro confronto em busca de uma vaga para o Módulo I de 2018. Entretanto, minutos antes do apito inicial do jogo, uma nuvem negra pairou sobre o Soares de Azevedo.
Com o início do jogo o Nacional de Muriaé começou em alta voltagem para cima do adversário que se viu encolher em seu campo de defesa acuado e sendo bombardeado pelos velozes e habilidosos atletas do NAC. A pressão do NAC era sufocante, mas, em uma jogada de contra-atque rápida pela esquerda da defesa dos donos da casa, o Patrocinence "achou" uma panalidade que foi convertida em gol, começava a sobressair a nuvem negra.
A pressão continuava e o Patrocinene com a vantagem no placar fazia corpo mole e deixava o tempo passar, era um tal de "cai cai" o tempo todo. Os homens da maca não paravam de trabalhar. Numa das boas jogadas de troca de passes do meio-campo e ataque nacionalino, João William fez um golaço infiltrando na defesa adversária e chutando cruzado, sem chances para o goleiro, assim. reacendeu as esperanças dos donos da casa, a torcida esfusiante podia cantar e aplaudir o time. Debaixo de uma chuva intensa o Patrocinente, minutos depois arrancou em contra-ataque e novamente pela esquerda da defesa nacionalina de onde saiu um cruzamento direto nos pés do atacante para o segundo gol do adversário. Fim do primeiro tempo e o time que era muito superior em campo perdia por 2 a 1.
No segundo tempo o Patrocinense conseguiu segurar o resultado com artimanhas de cai cai, demorando a cobranças de laterais e faltas, enervando o adversário e principalmente se acovardando com 11 homens atrás da linha da intermediária defensiva. O jogo virou ataque contra defesa, mas, mesmo assim o NAC não foi feliz e não conseguiu ao menos empatar o jogo. Resultado injusto pelo volume de jogo apresentado: Nacional 1 x Patrocinense 2.