Em 04/04/2017 às 17h02
A Prefeitura de Cataguases irá promover o I Encontro Municipal de Conscientização do Autismo, na próxima sexta-feira e sábado, dias 7 e 8 de abril, no Centro Cultural Humberto Mauro. Vários profissionais irão proferir palestras, buscando esclarecer o público sobre o transtorno que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo. Além disso, haverá um momento de bate-papo entre pais e profissionais com o intuito de aproximar a realidade presenciada pelas famílias e a encontrada nas escolas e consultórios.
A troca de ideias é defendida pelo secretário
municipal de Educação, José Fernando Millane. "É importante integrar a rede,
que faz o atendimento especial a fim de promover o diálogo aberto entre a
equipe multiprofissional e familiares. Será uma oportunidade para conhecermos
melhor o histórico de vida dessas crianças, possibilitando a busca de
alternativas e estudo contextualizado que colaborem no avanço do
desenvolvimento integral e educacional dessas pessoas", reflete o secretário
entusiasmado com a realização do Encontro Municipal.
Por meio das secretarias municipais de Educação e Saúde, o evento vai ser aberto oficialmente na sexta-feira, às 18h30, pelo prefeito Willian. Na sequência, terá início uma série de palestras nas áreas da Psicologia, Neurologia, Terapia Ocupacional e Pedagogia, com abordagens técnicas, além de uma roda de conversas entre pais e profissionais. O autismo tem como principais sintomas problemas com a linguagem, interação social e comportamento restrito e repetitivo. O Encontro busca o envolvimento de escolas dos sistemas público e privado, pais e toda comunidade interessada em participar de um amplo e produtivo debate sobre o problema, que afeta cerca de 1% da população mundial, conforme dados da ONU.
A palestra inicial terá como tema "Intervenção precoce no autismo e a participação dos pais no processo terapêutico", pela psicóloga Carolina Gouveia, membro do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB). Logo após, irá acontecer o bate-papo entre pais e profissionais. No dia seguinte, sábado, o Encontro Municipal de Conscientização do Autismo será retomado, às 8h, com o médico neurologista Murilo Possani, abordando o tema "Autismo, quando procurar ajuda e diagnóstico diferencial".
A
psicopedagoga Regina Lacerda será a segunda palestrante do dia e vai falar
sobre "O autista na escola", e em seguida acontecem as explanações "A terapia ocupacional e a integração sensorial no
Autismo", com a terapeuta ocupacional, Ana Paula Barbosa, especializada em
Neuropsicologia do Desenvolvimento; e a palestra "10 Mitos e Verdades sobre
o Autismo" a cargo da fonoaudióloga Ana Cristina Carneiro.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi celebrado em Cataguases com diversas ações promovidas pela Prefeitura. Entre elas, a iluminação do Paço Municipal durante uma semana com a cor azul, que simboliza o Transtorno de Espectro Autista (TEA) por ocorrer com mais frequência em meninos. O prédio recebeu ainda dois banners gigantes pela causa. A data foi instituída por decreto da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, para lembrar a importância da inclusão.
Para estimular o entendimento sobre a questão e o debate sobre a inclusão das pessoas que possuem o transtorno, no último domingo aconteceu a I Caminhada de Conscientização do Autismo, também promovida pela administração municipal. A caminhada saiu da Chácara Dona Catarina em direção à Praça Santa Rita e contou com a participação especial do grupo Toca Teatro & Outras Coisas Artísticas e do mágico Emanuel Messias.