Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 29/03/2017 às 08h16

Ciclistas de 4 estados confirmados no Muriaé bike Fest neste domingo

Para essa edição do Muriaé Bike Fest foram montados 2 trajetos para desafiar os ciclistas que vão participar do evento: 28 km para nível intermediário e 52 km para nível avançado.

Pela segunda vez a cidade de Muriaé sediará um evento de grande porte de ciclismo, na modalidade Mountain Bike. O evento não tem caráter competitivo, sendo considerado um encontro de ciclistas, amantes das estradas de chão, trilhas e da natureza.

A cidade é um polo regional, que atrai de forma natural comércios e investimentos em diversos setores, driblando a crise nacional. Da mesma maneira, acontece com a organização do evento que permaneceu em crescimento, preparada para ofertar mais conforto aos participantes nessa edição. A começar com o ponto de concentração onde será a largada e chegada, que estará direcionado para a parte baixa do Parque de Exposições de Muriaé, sendo acessado pela Av. Alfredo Pedro Carneiro. A alteração visa ofertar maior área coberta, mais banheiros e melhor estruturação para os participantes, de acordo com a organização.

Outra alteração prometida pela organização está relacionada ao apoio ao ciclista durante o trajeto. Serão 5 pontos de apoio para distribuição de água, sendo o terceiro com distribuição de frutas e outros comestíveis. Os pontos foram dimensionados como se fosse uma prova de maratona, com distâncias bem equidistantes.

Trajeto

Escolhido para desafiar, o trajeto de 52 km para a categoria Elite, são estradas que possuem bastante sinuosidade, elevações contínuas com subidas e descidas que não darão trégua.  A partir do 23º quilômetro, os participantes iniciarão uma subida até o ponto mais alto do circuito, de onde será possível ver a Pedra Elefantina que é um ponto referencial da região, no município de Eugenópolis. O percurso vai cortar uma mata de eucaliptos nessa parte alta, onde logo depois os ciclistas vão descer por fazendas históricas da região.

Região de criação de alevinos, fazendas de cavalo e de gado, deslocamento paralelo ao rio Glória que possui duas unidades geradoras de energia são os elementos que representam dignamente os recursos e atividades financeiras do município.

Desafio programado

Para promover uma pequena disputa, um trecho de apenas 800m será sinalizado com placas para identificar o início e o fim do 'Segmento Premiado', onde os participantes vão sair da cota de 240m até 330m, nessa pequena distância.

A intenção é dar uma pequena noção de competição, incentivando os ciclistas a participarem também de provas futuras. O trecho curto foi escolhido para que os mesmos não percam o foco do tipo do evento, que é de base no cicloturismo e na confraternização.

Os 5 menores tempos para homens e também para mulheres, receberão medalhas. A apuração será feita às 15h através do aplicativo Strava, valendo somente os registros feitos no dia do evento.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS