Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 06/06/2008 às 15h03

Clube da Maior Idade lança livro de receitas

Quem não se lembra daqueles bolinhos de chuva, das tortas e salgadinhos feitos pela vovó? Por mais que a gente tenha copiado as receitas direitinho e observado, por vezes, todo o preparo, nunca foi possível reproduzir tal sabor... Além de umas boas colheradas de carinho, as medidas da experiência e da dedicação à arte culinária sempre fizeram a diferença quando o assunto é o preparo de uma boa refeição, de um bom petisco ou de uma inigualável sobremesa.
Mas agora o desejo de nossas infâncias está prestes a se tornar real, com direito a tudo muito bem explicadinho, tim-tim por tim-tim, graças ao lançamento do livro “Receitas da Vovó”, uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social, a partir de um trabalho desenvolvido com membros do Clube da Maior Idade, em parceria com empresas de Muriaé. “É um projeto arrojado; o livro foi feito com muito carinho, e teve um preço elevado, porque trabalhamos com fotografias, mas tudo foi muito merecido. Desde o primeiro momento, encontramos patrocínio, o que se repetiu até na elaboração do coquetel de lançamento. Temos conosco quatro grandes firmas que prestam serviços para a Prefeitura e a obra saiu com um custo zero para os cofres municipais”, conta a secretária de Desenvolvimento Social, Eveline Amaral.
Para a Presidente do Clube da Maior Idade, Leonor Machado, a idéia deste projeto foi brilhante. “Acho que tudo aquilo se faz com carinho, jamais pode dar errado e, com o apoio da nossa secretária, elaboramos este projeto que muito nos enche de orgulho e agora estamos na expectativa deste lançamento, que sem dúvida vai ser um sucesso”. Disse.
O livro, que será lançado na segunda-feira, 09 de junho, terá uma tiragem inicial de 1.000 exemplares e será dividido em quatro partes, de acordo com a ocasião: Almoço para domingo, Para os Netinhos, Recebendo os Amigos e Datas Especiais. No total, são 40 receitas, escolhidas através de um concurso, para o qual um considerável número de membros do Clube da Maior Idade se inscreveu. “Cada sócia pôde participar com até quatro receitas. Montamos uma comissão avaliadora, composta por um representante do Clube da Maior Idade, um representante da Assessoria de Imprensa da Prefeitura, um representante dos patrocinadores, uma professora de Nutrição da Faminas e um funcionário do setor de Nutrição da Prefeitura, além de duas professoras de culinária do SESI. Todas as receitas foram testadas e aprovadas na cozinha industrial, do Centro Educacional Dom Delfim”, explicou a secretária de Desenvolvimento Social.
Como o objetivo da confecção do livro é a valorização da Terceira Idade e resgate da memória culinária de forma lúdica e prática, através de receitas e histórias, os quesitos analisados durante a avaliação das receitas foram: praticidade, memória culinária, apelo histórico, sabor e apresentação do prato. Não parece delicioso? Claro, mas também reflete um dos princípios básicos da atual Administração, que é promover o respeito, a auto-estima e a socialização da Terceira Idade, conforme justifica Eveline: “Foi uma maneira encontrada para promover nossas queridas idosas que, sentem-se honradas vendo seus retratos no livro. Além disso, trabalhamos com o resgate de uma culinária que estava praticamente perdida”. Os netinhos e os apreciadores de uma boa comida agradecem, de olhos cheios e com a boca cheia d'água!

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS