Todos sabem da importância de fazer uma atividade física e de se manter ativo. Mas isto deve ser trabalhado já na infância, aliando a educação física à educação moral e intelectual, no intuito de promover a formação do indivíduo como um todo. Infelizmente, muitos professores ainda desperdiçam o tempo da aula, dando uma bola aos alunos para que eles joguem futebol, vôlei, ou o que acharem melhor.
Há muitos profissionais que não se preocupam em motivar os alunos, não planejam as aulas e não tem um objetivo ou finalidade pré-determinada. A educação física não se resume a correr, brincar, jogar bola, fazer ginástica... Ela deve, sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa: transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre as várias modalidades do mundo dos esportes e do fitness, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada um e à fase de desenvolvimento em que se encontram.
Com o propósito de discutir essas possibilidades, foi realizado, entre os dias 26 e 28 de maio, na Faminas, o “I Seminário Mineiro de Educação”, no qual esteve inserida a “VII Semana Acadêmica de Educação Física”. “A organização do evento compõe uma política da instituição que é a de organizar Semanas Acadêmicas com o objetivo de trazer um enriquecimento para o Curso de Educação Física e para o currículo dos alunos, além de possibilitar o contato com profissionais que possam contribuir com a formação acadêmica”, explicou a professora Janaina Garcia Sanches.
Segundo ela, através da temática “Educação Física Escolar”, é possível trazer à tona abordagens de aspectos diversos, capazes de despertar a atenção dos alunos e contribuir para a aprendizagem: “O curso de Educação Física é de licenciatura, mas, mesmo assim, não perdemos de vista outras temáticas que são recorrentes na realidade. Por exemplo, tivemos um acontecimento importante neste ano que foi a inserção do professor de Educação Física no Programa de Saúde da Família, então, organizamos uma mesa na qual foi discutida essa inserção, ou seja, o que se espera da atuação desse profissional. Embora o nosso foco seja a Educação Física e a formação do professor que irá atuar neste espaço, a gente não deixa de contemplar assunto que sejam de interesse dos acadêmicos”, ressaltou.
Além de palestras, mesas-redondas e cursos, o Seminário contou com apresentações culturais, como na abertura, na manhã de segunda-feira, quando foi exibido e debatido o filme “Coach Carter”, baseado na história real de um treinador que decide mostrar os diversos aspectos dos valores de uma vida ao suspender seu time campeão por causa do desempenho acadêmico dos atletas. Aconteceram, ainda, apresentações de forró e shows de voz e violão, produzidos pelos próprios acadêmicos.
Entre os temas debatidos durante o “I Seminário de Educação”, destacaram-se o desempenho laboral do educador, os aspectos psicológicos nas aulas de Educação Física, a influência das atividades na aprendizagem e memória, as políticas públicas de esporte e lazer. Já os cursos oferecidos aos participantes foram: “Skate nas aulas de Educação Física: uma possibilidade”, “Influência da merenda escolar nas aulas de Educação Física”, “Luta nas aulas de Educação Física: uma possibilidade”, “Oficina de Teatro”, “Jogos Esportivos na escola”, “Musicalização na Educação Infantil”, entre outros.
Para o professor de Educação Física e doutorando em Serviço Social no Rio de Janeiro, Marcelo Paula de Mello, a principal importância do evento é permitir aos alunos acesso a outras fontes de saber: “É um Seminário fundamental para alunos e para o desenvolvimento da pesquisa, porque permite aos alunos um contato com a produção científica. É um prazer vir do Rio de Janeiro para debater estes temas relativos à Educação Física e conhecer a estrutura da Faminas, que me recebeu muito bem durante esses dois dias, dando-me a oportunidade de culminar minha estadia com a palestra”, agradeceu o professor.
Durante sua palestra, ele aproveitou para fazer o lançamento do livro “Esporte e Juventude Pobre”, temática diretamente relacionado ao que debateu com os acadêmicos e docentes da Faminas. “É um tema que já venho discutindo desde a Graduação e que também trabalhei no Mestrado. Neste sentido, acredito que o principal é pensar o papel do Estado em relação às políticas de esporte e de Educação Física, entre essas, a questão da Educação Física na escola. É importante fazer essa vinculação em um momento em que o esporte tem tido muito destaque enquanto direito social, e isso é ainda muito recente no Brasil, portanto, fundamental para que seja trazido para discussão com os alunos”.
Outros professores que ministram palestras e curso no “I Seminário Mineiro de Educação” foram: Dr. Renato Miranda, Dr. Maurício Bara, Aluízio Otávio Gouvêa, Jorge Ubiratã, Ms. Rita de Cássia Barcelos, Helder Silveira, Wanderson Portilho, Marco Antônio Riguini, Emílio Amorim, Jairo Paixão, Marcelo Alves, Rafael Savoia, Marcelo Silva dos Santos, Ms. Emerson Filipino, Ms. Hélio Costa Júnior, Cláudia Regina Costa.
Após os três dias de evento, os participantes puderam concluir a relevância da relação teórica-prática na metodologia de ensino de Educação Física e a necessidade de dinamismo e criatividade nas aulas. “Nós também tivemos a oportunidade de estar em contato com alunos de outros períodos e de trocar experiências através do que já aprenderam. O bom é que saímos um pouco fora da rotina da sala de aula, de contato apenas com professores. Neste Seminário, encontramos palestrantes que nos passaram suas experiências, a prática do mercado e que nos colocaram atualizados além do que é aprendido em sala de aula”, finalizou a acadêmica do 3º período de Educação Física, Gabriela de Souza Debossan.