Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 02/06/2008 às 09h55

Secretaria de Estado da Cultura aprova R$195 mil p

  A Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais aprovou para a Prefeitura de Muriaé, através da Fundarte, o valor de R$195 mil para restauração e reforma da Biblioteca Pública Municipal Vivaldi Wenceslau Moreira.
  Por meio de seleção pública, o projeto enviado pela Fundarte à Secretaria de Cultura de Minas Gerais aprovou o financiamento da reforma da biblioteca municipal, sendo que o valor é o quarto maior concedido a um município mineiro.
  Atendendo às determinações do IPHAN que indicam que prédios públicos com valor histórico e arquitetônico devam ser ocupados por instituições culturais, o prefeito de Muriaé, José Braz, e a superintendente da Fundarte, Gilca Napier, concordaram em transformar o prédio da biblioteca em mais um grande espaço cultural para a cidade.
  Com a inauguração do Centro Administrativo Municipal, diversos prédios pertencentes ao município passam a ter sua função totalmente voltada para a cultura, é o caso do Paço Municipal, antiga sede do governo e que está em fase final de restauração. Em breve o Paço será ocupado pelo Arquivo Histórico da Cidade.
  A sede da Secretaria de Desenvolvimento Social será transformada no Teatro Municipal de Muriaé e o prédio da biblioteca, que é ocupado pelas Secretarias de Obras e Educação, será transformado num grande espaço cultural onde ficarão alocados o Teatro Gregório de Matos Guerra e sua escola de artes cênicas, além da nova Biblioteca que hoje possui quase 9 mil associados e dispõe de um acervo com mais de 35 mil livros, abrangendo por volta de 30 mil títulos das mais diversas áreas do conhecimento humano e da literatura mundial.
  A Biblioteca Municipal atende diariamente mais de cem consultas/pesquisas para trabalhos escolares, e empresta, em média, 50 volumes. Recebe cerca de 200 usuários por dia, o que a transforma num dos maiores centros de confluência e de intercâmbio de exercício de cidadania no município de Muriaé. Com a restauração e reciclagem interna do prédio esses números podem ir bem mais longe.

Autor: Gazeta de Muriaé

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS