Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 23/02/2017 às 08h46

Sebrae e PNUD abrem edital para reconhecer e destacar pequenos negócios sociais

Inscrições podem ser feitas até o dia 3 de abril

Empreendedores, micro e pequenas empresas, produtores rurais e microempreendedores individuais que possuem ideias, casos ou boas práticas inovadoras em negócios sociais poderão se inscrever até o dia 3 de abril no edital aberto pelo Sebrae e o Programa das Nações Unidades para o Desenvolvimento (PNUD).  Inscrições e informações: www.br.undp.org.

 

O objetivo do edital é mapear e reconhecer modelos de negócios sociais comprometidos com a geração de impacto positivo à sociedade e com a inclusão socioeconômica da população de baixa renda. Além disso, fortalecer os pequenos negócios sociais para que cresçam e se estabeleçam de maneira sustentável e com competitividade.

 

As iniciativas poderão ser inscritas em seis categorias: ideia inovadora, negócio com soluções de impacto social, negócio com soluções de impacto ambiental, negócio de impacto em escala, negócio inclusivo em cadeias de valor e negócio rural de impacto. O edital prevê ainda um reconhecimento especial às iniciativas que se destacarem nas temáticas:  mulheres e juventude de impacto, soluções para a melhor idade e integração dos objetivos de desenvolvimento sustentável no negócio.

 

Os projetos finalistas serão encaminhados aos programas de apoio a negócios de impacto social apoiados pelo Governo Federal, bancos de desenvolvimento, investidores, incubadoras e aceleradoras para identificação de oportunidades de incentivo, investimento e apoio à implementação. Os vencedores serão divulgados em agosto e a cerimônia de premiação acontece no mês de outubro.

 

Características do negócio social

- Trabalha em rede, fazendo parcerias de forma a fortalecer e ampliar o impacto da atuação do negócio;

- Combate ao trabalho escravo, forçado ou infantil;

- Tem cuidado com a cadeia produtiva (seleção e avaliação dos fornecedores);

- Gerencia impacto ambiental;

- Promove articulações com as políticas públicas;

- Vende produtos ou serviços que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população de baixa renda;

- Apresenta inovação no modelo de negócio;

- Tem potencial de produzir em escala e opera de maneira eficiente.

 

 

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas



Gazeta de Muriaé
HPMAIS