Durante a visita do governador Aécio Neves a Muriaé, ele esteve na Fundação Cristiano Varella para inaugurar oficialmente a Casa de Apoio ao Paciente com Câncer São Francisco de Assis, que abriga, atualmente, 90 pacientes e 30 acompanhantes. A entidade, que já encontra em funcionamento há mais de um ano, surgiu a partir da constatação de que muitos pacientes abandonavam o tratamento de câncer por não terem condições de arcar com o custo de hospedagem na cidade, ou por não suportarem longas viagens.
Para a viabilização da Casa de Apoio, a Fundação, enquanto entidade filantrópica, precisou promover eventos diversificados, como a Festa da Fraternidade e a Festa do Cabrito, além de contar com um competente trabalho de telemarketing para a arrecadação de doações em toda a região. Assim, foi possível a construção do espaço, responsável pelo atendimento de pacientes de 150 municípios aos quais a Fundação Cristiano Varella presta serviços. “Este é um trabalho social muito importante porque atinge diretamente as pessoas que não são de Muriaé e que vêm fazer seus tratamentos sem recurso, sem poder pagar uma estadia em algum local na cidade. Assim, conseguimos, através do povo de Muriaé, acolher essas pessoas, que não têm nenhum tipo de estrutura e também se encontram debilitadas em sua saúde. A presença do Executivo aqui, através de seu prestígio, mostra que o trabalho é reconhecido, enaltecendo nossos serviços”, ressaltou Luciano Varella.
Em sua estrutura, a Casa de Apoio conta com 138 leitos disponíveis para acompanhantes e pacientes, banheiros, sala de jogos, TV e som e sinuca – tudo obtido através de doações do comércio local. Para um atendimento digno e humanitário dos pacientes, são oferecidos, ainda, os serviços de enfermeiros, assistente social, psicóloga, nutricionista e, é claro, o indispensável e sempre atencioso trabalho voluntário.
É com dedicação e muito empenho que a Casa de Apoio ao Paciente com Câncer São Francisco de Assis tem conseguido servir de grande amiga a muitas pessoas, contribuindo para a elevação de sua auto-estima. Disso sabe muito bem o Sr. Pedro Raimundo, da cidade de Teixeiras, há 35 dias na entidade: “O trabalho feito aqui é muito delicado, mas de extrema importância para nós. As alimentações são feitas diariamente e contamos com cuidados médicos especiais. Eu já estou de saída, vou precisar voltar, a partir de agora, só uma vez por mês, mas fiz amigos aqui que faço questão de voltar para visitar, entre pacientes e funcionários. E o mais importante é o apoio que cada um dá ao outro aqui dentro – eu ajudo o meu próximo, digo palavras de conforto, para que ergam a cabeça, ao invés de chorarem e se deprimirem”.
Em sua visita, o governador Aécio Neves destacou o trabalho da Casa de Apoio e a estrutura oferecida aos pacientes: “Como governador, tenho feito visitas a Hospitais em Minas e no Brasil e é com orgulho que vejo, após a visita feita aqui hoje, que não ficamos devendo em nada aos grandes hospitais; pelo contrário, esta Casa está muito além no que diz respeito a formas de tratamentos e equipamentos. Mesmo sendo uma parceria com o Governo do Estado, essa obra não teria sido edificada se não tivesse o interesse, amor à causa, através de tantos que hoje compartilham desse trabalho. Por isso, afirmo que continuaremos dando o apoio necessário para que essa obra possa ser cada vez mais ampliada”.
Após agradecer a dedicação do deputado federal Lael Varella na implementação do Hospital do Câncer e da Casa de Apoio, Aécio Neves completou: “Minhas palavras são um registro do orgulho que nós temos de assistirmos uma luta pessoal, e uma incansável crença e dedicação no Congresso Nacional, por acreditar que é possível romper obstáculos que pareciam intransponíveis para edificar essa obra, que traz conforto para os pacientes aqui tratados”.
Para o administrador da entidade, Sérgio Henrique, o momento de oficialização do funcionamento da Casa de Apoio foi de grande importância, tanto para funcionários
como para os pacientes. “Colocamos uma placa comemorativa, oficializando este momento. Quando iniciamos este trabalho, o governador se comprometeu com o deputado Lael Varella de vir fazer essa inauguração; então, com essa vinda dele, fizemos o convite para que nosso trabalho fosse conhecido. Temos aqui o apoio do Estado, na construção, no auxílio e manutenção desta Casa, assim como na prestação de serviço que a Fundação exerce, por ter 98 % dos seus pacientes atendidos pelo SUS, com a Gestão do Estado”.
Sérgio Henrique aproveitou a oportunidade, ainda, para reiterar o convite aos muriaeenses e visitantes para que participem da Festa da Fraternidade, uma fonte de arrecadação de doações para a Casa de Apoio: “A Festa da Fraternidade vem ao encontro deste projeto; é um festa com fins de arrecadação financeira para ajudar nos serviços aqui prestados. Já temos o serviço de telemarketing, que faz captação de recursos na cidade, mas essa festa é de extrema importância e, por isso, contamos com a participação de todos!”, finalizou.