Em 13/02/2017 às 13h11
Um eletricista automotivo é tipicamente um tipo especializado de mecânico que se concentra principalmente em reparar e modificar os sistemas elétricos de carros e caminhões. Muitos técnicos são capazes de diagnosticar e reparar certos sistemas elétricos, embora um eletricista automotivo, muitas vezes, tenha formação especializada e conhecimento. Em muitos casos, oficinas de reparação de automóveis elétricos também serão capazes de reparar ou reconstruir componentes como motores de arranque e alternadores. Também é comum que esses técnicos especializados e lojas disponham de equipamentos e conhecimento para lidar com os sistemas computadorizados presentes em muitos veículos modernos.
Diagnosticar e reparar vários
problemas elétricos são uma parte do trabalho de um eletricista automotivo. Isto pode
resultar em uma variedade considerável de potenciais problemas, porque o
sistema elétrico de um veículo moderno inclui tipicamente um sistema de
carregamento e de bateria, um número de acessórios complexos e componentes
mesmo computadorizados.
Muitos veículos podem ter sido modificados com acessórios como DVD´s, Bluetooth e Sistema de Posicionamento Globalb (GPS), de modo que um eletricista de autos precise estar ciente das maneiras como esses componentes adicionais interagem com a montagem de fábrica. Algumas lojas elétricas também podem oferecer serviços de instalação de dispositivos eletrônicos.
Muitas lojas de automóveis geralmente já não reparam ou reconstroem componentes. Uma exceção são as lojas elétricas automotivas, que, muitas vezes, têm a experiência e a capacidade de reparar avarias em componentes como alternadores e partidas. Às vezes, boas unidades reconstruídas não estão disponíveis no mercado de reposição, portanto, ter uma loja de eletrônica reconstruindo o componente existente é a melhor opção.
Diagnósticos automatizados por
computador são outra grande parte do campo da eletrônica
automotiva. Estes eletricistas especializados são treinados no uso de
ferramentas de análise e vários outros dispositivos para puxar os códigos de
computadores de bordo e testar potencialmente o mau funcionamento de
componentes. A maioria dos sistemas automotivos tem alguma forma de produtos
eletrônicos ou computadores envolvidos, e os eletricistas de automóveis devem
trabalhar em itens tão diversos como travões anti-bloqueio de segurança e air
bags.