11/02/17 - Hoje a tarde aconteceu importante reunião entre os prefeitos e secretários de saúde das cidades que compõem a Microrregião de Muriaé e diretoria do Hospital São Paulo. Todos os presentes no intuito de encontrar uma forma de contribuir para o não fechamento do pronto socorro, ou seja, para a continuidade da prestação de serviço a nível regional, pois, o HSP é referência.
Sempre que um Hospital é referência, acontece de administradores de cidades menores enviarem pacientes para tratamentos especializados e de maior complexidade. Isto gera economia para o serviço público de saúde a nível nacional, manter um hospital geral e de grande porte em cidades com população pequena é inviável.
Recentemente Muriaé levou um paciente de aeronave para tratamento especializado de urgência na capital BH.
Sempre será assim! O município menor encaminhando pacientes para municípios mais bem organizados e equipados no setor da saúde.
Em contrapartida, deve haver bom senso por parte dos administradores dos municípios, para que o Hospital São Paulo que é Filantrópico, não passe por dificuldades financeiras que possam comprometer até mesmo a qualidade do serviços prestados.
Todos os municípios que dependem dos serviços, tem que ser co-responsáveis, sendo a saúde Tripartite, o município tem que assumir sua parcela de responsabilidade, ao lado do governo Estadual e Federal, e neste caso encontrando meios para prover recursos para que o HSP possa estar recebendo e atendendo seus pacientes com igualdde e equidade.
Marcos Guarino participou da reunião e lamentou:
"Infelizmente o prefeito municipal de Muriaé estava em seu gabinete e não compareceu. Muriaé precisa do pronto socorro aberto e funcionando. Urgência e Emergência é de responsabilidade do Município".
O cidadão Romylson que estava presente na reunião disse que:
"A Maioria das Cidades Vizinhas Irão Ajudar Financeiramente o Pronto Socorro, medida necessária para evitar o Encerramento das Atividades do Pronto Socorro da Casa de Caridade Hospital São Paulo!
Prefeito de Barão de Monte Alto se Retirou da Reunião antes do fim!
Prefeito de Muriaé não Compareceu, enviou o Sec. de Saúde que NÃO confirmou Ajuda, solicitou uma 3ª Reunião!
Dr. Marcos Guarino Participou como Médico!
Pelo Art. 6º, Alínea 29 da Lei Orgânica do Município, o Obrigação de Manter e Custear o Pronto Socorro é do Município!
Se Muriaé ainda tem PS Aberto e pelo SUS temos que agradecer ao Sr. Messias Vardiero, Provedor do HSP, pelo seu empenho e dedicação! OBRIGADO!"
Na reunião foram apresentados os atendimentos, os custos e os valores que devem ser repassados ao HSP de 11 municípios que rotineiramente utilizam-se do Pronto Socorro. São eles: Antônio Prado de Minas; Barão do Monte Alto; Eugenópolis; Miradouro; Miraí; Muriaé; Patrocínio do Muriaé; Rosário da Limeira; São Francisco do Glória; São Sebastião da Vargem Alegre e; Vieiras.
São em média 6300 atendimentos mensais no Pronto Socorro do HSP com déficit de quase 300.000 Reais.
Alguma coisa precisa ser feita com urgência antes que a saúde em Muriaé e região entre em colapso!