Em 19/01/2017 às 08h55
A oitava morte por febre amarela no estado de Minas Gerais foi confirmada pelo Ministério da Saúde. Ao todo, 53 óbitos podem ter relação com a doença no estado. Agora, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Bahia, nas regiões que fazem divisa com Minas começaram a intensificar a vacina contra a febre amarela. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, diz que a situação é de alerta e orienta as pessoas destas regiões a procurarem pela vacina.
A recomendação também vale para quem pretende viajar para as regiões
com registro da doença. O diretor de vigilância epidemiológica do Ministério,
Eduardo Hage, explica porque as vacinas estão sendo intensificadas nas regiões
próximas a Minas Gerais.
Mais 19 estados brasileiros já contam com a vacina contra febre amarela na
rotina de imunização. Ao todo 206 casos, incluindo as mortes, estão sendo
investigados no estado mineiro. No Espirito Santo já foram registrados seis
casos suspeitos de febre amarela.
Até o momento Minas Gerais já recebeu do Ministério da Saúde cerca de 2 milhões de doses de vacina contra a febre amarela e o estado já solicitou mais 1 milhão de doses. Assim que recebida pela SES-MG, as doses serão encaminhadas às regionais de saúde, de forma gradativa, conforme capacidade de armazenamento dos municípios.
De acordo com a coordenadora de Imunização do município, Priscila Secco, até o momento foram aplicadas mais de 3 mil doses da vacina contra febre amarela em Muriaé. "Este é total que recebemos nos últimos dias, e ainda havia uma boa quantidade em estoque nos postos de saúde", informa.