Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 17/01/2017 às 10h45

História do NAC prestes a ser contada em livro de pesquisador do IF Barbacena

Helcio Ribeiro Campos, ex-morador de Muriaé e atual professor-pesquisador do futebol, projeta seu novo livro a respeito do futebol profissional da Zona da Mata. E não se esqueceu de suas raízes da infância, quando ia ver os jogos do Nacional e ainda se aventurou como atleta da base do clube.
Por isso vai contar a trajetória do futebol matense e muriaeense, desde o Atlético Nacional e o Barrense (primeiros clubes de Muriaé, 1910), época em que os jovens praticantes do então novo esporte praticavam futebol nos espaços públicos, como na Praça da Matriz.
Os clubes que atuam (e que atuaram) no futebol profissional serão pesquisados e abordados como legítimos representantes de suas cidades e de suas populações, casos de Juiz de Fora, Leopoldina, Manhuaçu, Muriaé, Ponte Nova e Tombos, por exemplo. Essa relação entre times e cidades já rendeu a citação de Muriaé e do NAC por Helcio Campos em seu livro - Identidade: reconhecendo alguns significados e territórios.

O professor também já desvendou a expansão do futebol na Zona da Mata: como, onde e a quem chegou o futebol na região foi estudado em sua tese de doutorado intitulada Polarização urbana, Identidade territorial e futebol: a Zona da Mata e Juiz de Fora entre o Rio de Janeiro e Belo Horizonte (USP, 2016). E isso vai ajudar a contar como evoluiu nosso futebol, pois o novo livro mergulhará nas histórias das principais agremiações de futebol da Mata Mineira articuladas com a história das cidades, da região e com as influências vindas de outros locais.

Grandes partidas e jogadores terão espaço no livro, como também os grupos fundadores dos clubes, as cores e emblemas escolhidos, a formação das torcidas, os campeonatos disputados e muito mais. Informações colhidas através dos próprios clubes, da imprensa das cidades e dos arquivos municipais são as fontes iniciais dessa futura obra que vai lançar luz ao NAC e aos torcedores e moradores de Muriaé: "um time. Uma cidade. Uma paixão: o Nacional", como descreveu o próprio clube.
O livro caminhará nessa direção. O lançamento do livro está previsto para ocorrer em 2018.

Autor: Helcio Ribeiro

Tags: História do NAC,livro,gazeta de muriaé,



Gazeta de Muriaé
HPMAIS