Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 11/01/2017 às 21h12

Minas Gerais declara guerra à Febre Amarela

11/01/17 - O surto de febre amarela em cidades de Minas Gerais levou muita gente a se vacinar contra a doença. Em alguns municípios chegou a faltar a dose. A gerente de vigilância em saúde de Belo Horizonte, Lúcia Paixão explica que o Estado está tomando medidas para evitar que a doença chegue aos centros urbanos.

Em Belo Horizonte, os mineiros são orientados a atualizar a carteira de vacinação por conta da proximidade das áreas com transmissão. Só na capital mineira, já foram mais de CINCO mil doses aplicadas desde a recomendação do Ministério da Saúde.

A vacina tem validade por dez anos, portanto, pessoas em áreas endemicas devem procurar um posto de saúde de posse do cartão de vacinação.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais esclarece em nota que não há falta de vacina contra febre amarela no estado. Devido ao limite de armazenagem do estoque de vacina em alguns municípios e ao aumento da procura pela população, pode ocorrer um desabastecimento. Mas a secretaria afirma que  está  enviando doses para reabastecer os estoques para garantir a cobertura vacinal nas regiões em alerta da doença.

A recomendação é que os municípios se organizem para solicitar a quantidade  suficiente para a vacinação da população prioritária.

Fonte: Canal Mais News



Gazeta de Muriaé
HPMAIS