Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 28/11/2016 às 17h38

Comitê contra Dengue acompanha ações preventivas em Muriaé

Mutirões de limpeza contra o mosquito Aedes aegypti contribuem para reduzir o grande número de criadouros. Sem a participação da população fica impossível vencer a guerra contra este inimigo mortal

28/11-16 - Em reunião do Comitê contra Dengue na última sexta-feira (25) na Secretaria Municipal de Educação foi apresentado para os presentes, um resumo das ações da Secretaria de Saúde - Setor de Combate à Endemias -  dentre elas: mutirões e outras medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti.

Em todas as áreas trabalhadas foram recolhidos materiais como pneus, latas, potes, garrafas, baldes dentre outros tipos de recipientes com possibilidade de acumular água, principalmente em terrenos baldios. O trabalho dos supervisores de campo tem sido um dos pontos estratégicos para definir os locais dos mutirões, pois estes em visitas permanentes conhecem os locais de maior risco. 

No bairro São Cristóvão, nas imediações do campo de futebol foi encontrado grande quantidade de depósitos irregulares, os mesmos locais servem de descarte de lixo e entulhos para moradores que não colaboram e depois reclamam da doença como se os agentes fossem culpados. No Santo Antônio e nas proximidades do pontilhão houve várias notificações da presença do mosquito, sendo um dos motivos o córrego que  estava com leito baixo exo acumulado em suas margens.
image image

No bairro da barra, Prainha e Gaspar também foram encontrados e eliminados grande quantidade de depósitos e recipientes com focos do mosquito. Existe no bairro Gaspar uma edificação com várias canaletas que acumulam água parada contribuindo para o surgimento de focos, entretanto, mesmo depois de notificados pelos agentes, os responsáveis nada fazem a respeito e o problemacontinua.

Nos bairros Aeroporto, José Cirilo e Joanópolis foram registradas grande quantidade de lixo, muitas obras abandonadas naparte alta do José Cirilo, nos condomínios com vários geradores do mosquito causador da Dengue, Chikungunya e Zica virus. 

Alerta: Em todos os bairros da cidade foram registradas ocorrências de focos e reclamações por parte dos moradores em relação à grande quantidade de pernilongos. Portanto, até quando não houver efetiva participação da população em relação aos cuidados e educação com o descarte do lixo, fica difícil para o poder público controlar as doenças causadas pelo mosquito. 


Apoio: DEMSUR - Mobilização Social

Fonte: Comitê Contra Dengue

Tags: Comitê contra Dengue, Muriaé,



Gazeta de Muriaé
HPMAIS