Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 27/10/2016 às 23h36

Prefeitura de Ubá divulga boletim de alerta contra Dengue

A Prefeitura de Ubá, através da Secretaria Municipal da Saúde, com o objetivo de informar a toda população os dados atualizados em relação à situação epidemiológica do Município, divulga novo boletim com os últimos números relativos à Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti

LIRAa 

O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) é uma metodologia proposta pelo Ministério da Saúde que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, identificar os criadouros predominantes e a situação de infestação do município. Permite o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. Resultados inferiores a 1%, ou seja, menos de uma casa infestada para cada 100 pesquisadas indica condições satisfatórias. De 1 a 3,9% indica situação de alerta. Resultados superiores a 4% indica que há risco de surto de Dengue. 

De acordo com o último LIRAa, realizado durante a semana de 17 a 21 de outubro, o Município de Ubá está em situação de alerta para Dengue, com o resultado final que aponta o índice de 3,8% (médio risco).

Mais de 80% dos focos foram novamente encontrados na região intradomiciliar. Os locais que lideram o número de criadouros do Aedes aegypti são os tambores dentre outros reservatórios (baldes e latões) utilizados para armazenar água em razão do abastecimento irregular e até mesmo desabastecimento de água. Também foram encontrados focos nas caixas d'agua, piscinas, ralos, vasos sanitários em desuso, bebedouros de animais, vasos de plantas e lixo.

Cuidados mínimos, resultados máximos contra o Mosquito:
image




Gazeta de Muriaé
HPMAIS