Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 20/09/2016 às 09h32

Estudantes participam de projeto ambiental orientados pelo DEMSUR

Sexta-feira (16) alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Desembargador Canêdo-DECA, situada no bairro da Barra, puderam vivenciar na prática o que aprenderam dentro da sala de aula sobre o quesito "lixo e o meio ambiente". O projeto realizado na Pça. do Trabalhador, a qual está inserida no mesmo bairro, contou com apoio e participação do Departamento Municipal de Saneamento Urbano-DEMSUR. Servidores da autarquia fizeram uma explanação sobre o lixo coletado no município, a importância do manejo e descarte correto feito pela população, o desafio diário de manter a cidade limpa assim como as graves consequências que o consumismo desenfreado traz para o ecossistema.

O caminho que o lixo percorre da coleta nas residências, escolas, comércios e indústria até seu descarte final no Aterro Sanitário Municipal, onde atualmente recebe cerca de 100 toneladas diárias também foi repassado aos alunos que aprenderam também, que o volume poderia ser 70% menor se a população tivesse a consciência sobre a importância da separação do lixo em seco (plástico, vidro, papel e metal) e molhado (restos de comida, lixo do banheiro, varrição de casa).

 Divididos em grupos, devidamente protegidos com luvas e sacolas nas mãos coletaram embalagens de bala, garrafas pets, papéis de supermercados, propaganda eleitoral (santinho) jogados pela calçada e canteiros da praça. No mesmo momento outro grupo de alunos também agia, agora, distribuindo a pedestres cartõezinhos educativos alertando a população sobre o cuidado com o meio ambiente. Para fechar o evento uma faixa foi afixada pedindo a colaboração da população em manter o espaço limpo. 

A dinâmica mostrou que a participação da população é fundamental para manter a rua limpa, o que traz o beneficio de bem estar para todos. E de contra partida criar nos alunos o hábito de observar mais o ambiente a sua volta e descartar nas papeleiras somente resíduos de pequeno porte tais como os encontrados durante a dinâmica. Caso não tenha onde descartar, guardar consigo até encontrar um lugar para descartá-lo de forma adequada.

Para a professora Amália Bernardes os alunos saíram do local sensibilizados, levando para a vida o que aprenderam na prática. Como agentes transformadores repassarão para toda família o aprendizado. Após uma semana de atividades, sábado (17), foi concluído o projeto e os trabalhos realizados foram apresentados para a comunidade.



Gazeta de Muriaé
HPMAIS