Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 16/11/2006 às 19h08

I Festival de Cinema incentiva cultura de Muriaé

Abertura oficial de Percepções

I Festival de Cinema incentiva cultura de Muriaé

   Com o intuito de incluir Muriaé no Circuito Cultural de Minas Gerais, teve inicio na ultima quarta-feira, 15 de novembro, o primeiro Festival de Cinema: Percepções. Trata-se de um projeto idealizado pelo professor José Geraldo Pena e Adriano Medeiros e com a Lei Municipal de Incentivo a Cultura Alcyr Pires Vermelho e com o apoio da FAMINAS e FUNDARTE está sendo realizado.

  O festival contou com inscrições de mais de 200 filmes de 15 Estados e Distrito Federal, sendo um número muito significativo por ser o primeiro festival da cidade; com o sucesso garantido, firma-se desde já a parceira da FAMINAS com o segundo festival a ser realizado no próximo ano.

  Na abertura contamos com a presença de grande parte da população e algumas autoridades da cidade. Gilca Porcarro, Secretária de Cultura, em posse da palavra mencionou a importância de um evento como esse para o desenvolvimento cultural da cidade e manifestou, também, sua alegria em saber que em eventos da FAMINAS tem sido valorizado esse tipo de manifestação, contando com a participação dos alunos em grupos de teatro e coral. Isso mostra que a instituição tem formado, além de profissionais, cidadãos conscientes e ativos na sociedade.

  Em palestra e debate, o cineasta de nossa cidade, Carlos Scalla, contou um  pouco do cinema em Muriaé, revelando que este festival é a realização de um sonho dele: “ver que o cinema agora está implantado como um marco cultural na cidade de Muriaé, causa-me grande orgulho”.

   Entre os dias 15 e 19 de novembro estão sendo exibidos 72 filmes classificados, tendo o resultado dos vencedores no domingo e a votação tem sido feita pelo público presente, sendo a entrada franca todos os dias. Além das exibições, o evento conta com oficinas de aprimoramento artístico e técnico realizadas na parte da tarde por profissionais da área de cinema e nas principais ruas da cidade manifestações artísticas como dança, teatro, circo, coral, musicas e shows. O público infanto-juvenil também não foi esquecido. Uma programação de filmes e desenhos foi montada especialmente para as crianças (de todas as idades) no sábado, dia 18, a partir das 16h, também no Salão Nobre da FAMINAS.

Autor: Quésia Freitas

Fonte: FAMINAS



Gazeta de Muriaé
HPMAIS