08/08/16 - O Juiz Eleitoral da Comarca de Muriaé, Dr. André Ladeira, reuniu-se nesta manhã de segunda-feira com representantes de coligações majoritárias das cidades de Muriaé, de Laranjal e Rosário da Limeira, juntamente com representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, OAB e imprensa para orientar e alinhar questões legais relacionadas ao período de campanha eleitoral 2016.
O Juiz, Dr. André Ladeira, mais uma vez esclareceu as dúvidas em relação ao que pode e o que não pode ser publicado, bem como as demais ações e produtos de divulgação durante a campanha eleitoral nos meios de comunicação, como rádio, jornais impressos, revistas, televisão, internet, em redes sociais, estabelecimentos particulares, carros de som e outros. A Promotora Eleitoral Dra. Susan Kennea de Melo (foto abaixo) foi apresentada aos presentes.
O Delegado Dr. Fernando Nassar pediu muita atenção para os candidatos com relação ao dia das eleições onde "caronas" devem ser evitadas, pois, são proibidas em qualquer circunstância envolvendo candidatos e correligionários além do uso de veículos não credenciados. Ambos os casos podem gerar processo eleitoral com duras penas.
O Capitão Miquéias da Polícia Militar falou principalmente na questão de segurança, da impossibilidade de realização de dois eventos ou comícios no mesmo dia e horário no município de Laranjal devido ao pequeno efetivo policial e da proximidade dos bairros onde cidadãos de partidos contrários mais exaltados, poderiam entrar em confronto.
Em Muriaé apenas dois eventos públicos de aglomeração de massas (comícios) poderão ser realizados por dia. Entretanto, no último dia de campanha que será no dia 29 de setembro serão permitidos três eventos na cidade.
As Chapas Majoritárias (agenda resumida para último dia de Campanha (29/09):
O PTC fará uma carreata a partir das 18 horas;
O PMDB realizará comício no Bairro Santa Terezinha à noite;
O DEM realizará comício no Bairro Dornelas, também à noite.
Em breve divulgaremos agenda completa dos partidos e coligações.
As coligações de Muriaé optaram pelo uso do carro de som circulando nas ruas e distritos do município. Entretanto o Juiz Eleitoral advertiu que a fiscalização será intensa em respeito ao limite de 200 metros de proximidade a órgãos públicos como Forum, hospitais, Escolas, Igrejas, etc, além do volume máximo de 80 decibéis, medidos a 7 metros de distância do veículo. Os infratores estarão sujeitos às sansões previstas na Lei como multa e apreensão do veículo. Ele disse ainda que se estiver no Fórum e ouvir um carro de som a polícia será acionada e o infrator penalizado na forma da Lei.
O Uso de fogos de artifício durante a campanha será permitido em Muriaé com ressalvas, sempre dentro do que permite a Legislação eleitoral. Laranjal os partidos optaram por utilizar somente depois das eleições com forma de comemoração.
O Juiz Eleitoral, Dr. André Ladeira, lembrou aos presentes que a Campanha eleitoral de 2016 será de gastos restritos. Segundo ele a única coisa que o candidato poderá gastar à vontade é a própria "sola" do sapato, vizitando os eleitores de porta em porta. Não serão permitidos gastos atronômicos,
Showmícios, uso de efeitos especiais em programas de rádio e televisão dentre outros.
Ele aconselha que os candidatos devam olhar para frente, e não para trás ou para os lados, ou seja, esquecer os adversários, esquecer o que foi feito e cuidar de seus próprios objetivos.
E disse ainda: "Nesta campanha, o candidato deverá fazer melhor gastando menos". Agradecendo aos candidatos finalizou: "É possível fazer em Muriaé uma Política com "P" maiúsculo, graças aos candidatos que temos hoje e a colaboração de todos"