01/07/16 - No Polo Unifran Muriaé, a última semana do mês de junho foi dedicada ao conhecimento e discussão da Lei 13.123 em vigor desde 17 de novembro de 2015, conhecida como a "Lei da Biodiversidade". Esta Lei inovadora, pactuada com o protocolo de Nagoya, foi regulamentada pelo decreto presidencial em 12 de maio de 2016, assinado pela então presidenta Dilma Roussef juntamente com os Ministros da área.
Acadêmicos de todos os cursos oferecidos pela UNIFRAN/Cruzeiro do Sul, tiveram a oportunidade de um encontro presencial nos dias 28/29 e 30 de junho na sede do Polo Muriaé para assistir a uma palestra ministrada pela Assessora da vice-presidência da FioCruz, Manuela da Silva, especialista no assunto. Os seminários foram coordenados pela diretora do Polo UNIFRAN Muriaé, Ângela Cabral e mediada pelo farmacêutrico e Mestre em ensino de ciências da Saúde e do Ambiente, Fernando Calais.
Os alunos tiveram oportunidade de entender melhor os pontos principais da nova legislação da Biodiversidade em solo brasileiro e as relações com empresas e pesquidadores nacionais e entrangeiros.
Ao final dos trabalhos, cada aluno produziu um texto dissertando sobre o tema proposto onde foi ressaltado, dentre outras coisas: a importância da proteção ao patromônio genético nacional, a valorização do conhecimento tradicional associado para os povos indígenas, comunidades de agricultores tradicionais e agricultores familiares, além da regulamentação da pesquisa e exploração comercial por empresas e instituições brasileiras e internacionais.