Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 28/03/2008 às 08h24

Muriaeense vence Campeonato Mineiro de Hapkido

  Trazido para o Brasil no final da década de 60 por professores coreanos, o Hapkido vem atraindo inúmeros praticantes, principalmente no Estado de São Paulo, com grande destaque de brasileiros em campeonatos nacionais e também em circuito mundial.

  Trata-se de uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas e torções. O Hapkido ou Hapkidô engloba, ainda, técnicas com armas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques, além de ensinar seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto.

  Existem linhas divergentes quando se pergunta quem foi o fundador desta arte. Alguns atribuem-na a Young Sul Choi e, outros, a Han Jae Ji. Quanto aos campeonatos, eles são subdivididos basicamente em 5 categorias: Defesa Pessoal, Chutes Especiais, Manejo de Armas, Saltos e Rolamentos,  e Apresentação por equipe.

  O Brasil já conquistou várias medalhas internacionais, em países como Coréia, México e Finlândia e se depender do empenho dos atletas, o ano de 2008 promete maiores conquistas, a começar pelo muriaeense Marcos Aurélio da Silva Diniz que, no último dia 16 de março, venceu o Campeonato Mineiro de Hapkido em Juiz de Fora (MG).

  Entre 150 atletas, Marcos Aurélio destacou-se ao conquistar quatro medalhas – três delas de ouro e uma de prata. “As categorias foram salto em distância, salto em altura, luta e luta casada, sendo que, no salto em distância, consegui bater o recorde da Federação, que era de 4,3m, também meu. Desta vez, atingi os 5m de distância”, contou o atleta.

  Como se percebe, o Hapkido é uma arte de superação, que exige dedicação e disposição física do praticante. Ciente da importância de mais essa técnica oriental, Marco Aurélio também atua como instrutor na Academia do Son, de Muriaé. Além de comemorar as vitórias no Campeonato Mineiro, o professor também celebrou a conquista do aluno Pedro Cardoso Castellar, também muriaeense, que, em seu primeiro campeonato, ganhou uma medalha de prata.

Autor: Waltecy Garcia

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS