16/06/16 - Diversas instituições estiveram representadas na praça João Pinheiro no centro de Muriaé para dar início à campanha: "Mar de Lamas Nunca Mais" promovida pelo Ministério Público de Minas Gerais. Estiveram presentes a promotoria pública na pessoa do Dr. Bruno Guerra e Sra. Natália Martins de Carvalho, Secretaria Municipal do Meio Ambiente na pessoa da Secretária Juliana Guarino, os militares do meio ambiente Sargento Madriaga, Sargento Luciano, cabos Oberdan, Gustavo e Dagnoni, Promotor Curador do Meio Ambiente Dr. Raphael, com apoio de alunos voluntários da Escola Estadual Professor Gonçalves Couto e IF Sudeste Muriaé.
Na praça João Pinheiuro foi montada uma estrutura com barracas, banners, exposição de animais taxidermizados, vídeos e audios para despertar a curiosidade dos que por alii passavam.
Neste primeiro dia de campanha foram coletadas aproximadamente 600 assinaturas das 13 às 17 horas para pedir leis mais rígidas com relação à segurança em barragens de rejeitos de mineradoras a fim de evitar acidentes como o ocorrido na cidade de Mariana que resultou em uma tragédia ambiental sem precedentes (veja propostas abaixo).
A Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) propõe um projeto de lei que garanta a efetiva segurança das barragens destinadas à disposição final ou temporária de rejeitos de mineração no Estado.
A proposta estabelece, entre várias outras medidas que visam à maior proteção do meio ambiente e de toda a sociedade, tais como:
(1) maior rigor no cumprimento das normas ambientais;
(2) participação popular efetiva no licenciamento ambiental;
(3) prioridade absoluta das ações de prevenção e fiscalização;
(4) caução como garantia de recuperação socioambiental;
(5) proibição de implantação de novas barragens em áreas de risco a vidas humanas;
(6) necessidade de realização de auditorias técnicas de segurança;
(7) estímulo à extinção de barragens;
(8) transparência das informações relacionadas à segurança.
Sua colaboração assinando a proposta é muito importante. Colabore e faça sua parte! http://www.mardelamanuncamais.com.br/