Gazeta de Muriaé
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Em 02/06/2016 às 13h05

Reportagem: Muriaé e seus trevos complicados

02/06/16 - A prefeitura municipal de Muriaé anunciou nesta quinta-feira (02/06) que acaba de assinar contrato com empresa vencedora de licitação para instalação de semáforos em cruzamentos e locais onde o trânsito é mais complicado principalmente em horários de pico com longos e demorados congestionamentos. Ainda quase sempre colocando em risco a segurança de pedestres, ciclistas e motociclistas que são os que mais sofrem danos físicos quando envolvidos em acidentes de trânsito no perímetro urbano.
Ainda não foi divulgado os locais onde os semáforos serão instalados, mas, a reportagem da Gazeta de Muriaé tem acompanhado alguns pontos críticos e mostra aqui o que foi apurado.

1 - Trevo de acesso à ponte da Casa de Saúde
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Local extremamente movimentado por todo tipo de locomoção urbana, quase sempre há congestionamentos e risco iminente de acidentes. Precisa de atenção urgente, pensamos que a ponte deveria ter suas extremidades arredondadas para facilitar a manobra de entrada e saída dos veículos.

2 - Trevo de acesso ao centro administrativo/Constantino Pinto com ligação à BR356
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Abaixo: motociclista fazendo conversão sem ponto de referência e pedestre aguardando para travessia.
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Mais um local de movimento intenso que liga a região central da cidade destinos como Gávea, BR356 à BR116 e outros bairros como opção de mais agilidade na movimentação urbana. Carece de pontos de referências para conversão e sinalização tanto vertical como horizontal e indicativas de destinos. Falta principalmente faixas de pedestres.

3 - Do outro lado do viaduto o mesmo problema com falta de sinalização adequada sem ponto de referência para conversões.
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4 - Trevo Constantino Pinto com Av. Dr. Passos
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Apesar de "parecer" funcionar bem, o local vai receber semáforo conforme informação da administração municipal por questão de segurança. Em determinados momentos é preciso coragem e determinação para entrar e sair deste trevo.

5 - Rotatória de acesso ao bairro Planalto
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A colocação desta rotatória foi uma opção acertada, o cruzamento é espaçoso e sua implantação oferece maior segurança para quem sobe a Av. Silvério Campos e pretende chegar ao Planalto, um dos bairros mais populosos de Muriaé. Entretanto o local ainda carece de melhor sinalização vertical e horizontal.

6 - Rotatória no cruzamento Av. Silvério Campos com José de Abreu e acesso à Av. José Máximo Ribeiro

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Rotatória implantada recentemente na tentativa de melhorar o fluxo de veículos em um cruzamento também muito movimentato. A instalação rotatória foi questionada por moradores, mas, acreditamos ser necessária. Entretanto ela foi construída no sistema de meio-fios o que dificulta a manobra de veículos de carga por se tratar de pouco espaço fisico.  image
Moradores presentes no momento da nossa reportagem disseram ter visto veículos até mesmo com pneu estourado no local. Esta rotatória deveria ter sido construída em forma abaulada, sem bordas laterais para facilitar manobras de veículos de carca. 

7 - Trevo da Rua Santa Rita com José de Abreu
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Antes da obra do complexo Santa Rita havia no local uma rotatória abaulada para sinalizar manobras de conversão como a que registramos acima. 

8 - Trevo do MTC de ligação Santa Rita com Cconstantino Pinto e Cel. Domiciano
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Local de congestionamentos gigantes na Rua Santa Rita e Constantino Pinto, principalmente com o gargalo formado em duas travessias importantes para pedestres na Cel Domiciano (uma em frente a uma escola e outra na praça Cel. Pacheco de Medeiros) e ainda na descida do Supermercado Pioneiro. Merece sinalização por semáforos inclusive na travessia em frente à escola e próximo à Matriz São Paulo.

9 - Entroncamento da Rua Tiradentes com Benedito Valadares
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Outro ponto com circulação intensa de veículos onde muitos fazem a conversão da Benedito Valadares com a Tiradentes sentido Planalto e Safira. Recentemente, no mês de maio uma mulher foi atropelada no local onde a sinalização também é precária. Existe uma faixa de pedestres no começo da rua Tiradentes bem depois da curva onde o motorista tem visão prejudicada pela própria manobra.
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Este local merece estudo minucioso por especialistas antes de tomada de providências.

10 - Cruzamento da Av. Comendador Freitas com Paschoal Bernardino
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Local de fluxo intenso de veículos e pedestres, exige melhor sinalização horizontal, inclusive no local uma mulher foi atropelada também no mês de maio por estar atravessando em uma faixa de pedestre que foi mal colocada e mal apagada gerando dúvidas na travessia. Veículos que trafegam em linha reta pela Paschoal Bernardino devem parar (existe placa de PARE) para os que trafegam pela Av. Freitas e nem sempre isto acontece.
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Não entendemos a sinalização no local, basta observar por alguns minutos e percebemos que os motoristas fazem a própria sinalização, ignorando a que exite no local, ou seja, a sinalização provoca incertezas nas manobras e os que deveriam parar não param e os que tem o direito de seguir param.  
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Veja nas fotos acima o que retrata bem o problema: Um veículo parado quando tem a preferência de seguir segundo a sinalização atual, enquanto o veículo preto segue quando deveria parar por deteminação da placa vista na imagem. ?

Os cruzamewntos e trevos aqui demonstrados foram escolhidos aleatoriamente, sabemos que existem muitos outros que necessitam atenção das autoridades e muitos outros que funcionam muito bem. Nosso objetivo aqui é apenas informativo/colabotarivo e foi baseado em questionamentos enviados em conversas informais com populares. 
A reportagem da Gazeta de Muriaé está acompanhando de perto os desdobramentos da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana que vem sendo estudado e construído por empresa especializada da cidade de São Paulo com experiencia comprovada em obras concluídas em grandes centros. 
Esperamos que os semáforos que serão instalados brevemente na cidade atendam às principais vias públicas-problemas, e que na oportunidade outras formas de sinalização sejam concomitantemente implantadas alinhados com o novo Plano de Mobilidade Urbana.



Autor: Fernando Calais



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