A beleza e as cores diversificadas das flores de Holambra (SP) desembarcam novamente em Muriaé nesta sexta-feira (3). Promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a segunda edição da exposição "Espetáculo da Natureza" acontece no coreto da Praça João Pinheiro. A abertura oficial está marcada para as 9h.
A mostra ficará na cidade até o dia 12 de junho, com horário de visitação das 9h às 21h. Ao todo, são quase 200 tipos de flores, plantas e ervas aromáticas, tais como rosas, begônias, bromélias, orquídeas e palmeiras, dentre outras espécies.
Todos os itens estarão à venda, inclusive com opção de pagamento através de cartão de crédito ou débito. No ano anterior, os preços das mudas variaram de R$3 - caso das minirrosas e das ervas aromáticas - a R$388, valor que foi cobrado pela palmeira rabo-de-raposa.
"A exposição foi um grande sucesso em 2015 e, por isso, estamos realizando-a novamente", destaca a secretária municipal de Meio Ambiente, Juliana Guarino. "É uma oportunidade para que todos possam conhecer a reconhecida beleza das flores produzidas em Holambra", completa.
A estância turística de Holambra conquistou o título de "cidade das Flores" graças ao trabalho e à persistência dos pioneiros holandeses que se instalaram na antiga Fazenda Ribeirão após o fim da Segunda Guerra Mundial. Enquanto se adaptavam ao novo modo de vida, começaram a trabalhar no plantio e na comercialização de flores e plantas, com base no sistema corporativista. Para isso, valeram-se de técnicas especiais de cultivo, como a utilização de estufas trazidas diretamente da Holanda, o que foi determinante para que a produção atingisse altos níveis de qualidade e conquistasse todo o mercado brasileiro.