Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 19/05/2016 às 15h27

ONG LGBT de Muriaé faz pronunciamento na Câmara Municipal

COMBATE À HOMOFOBIA

Em reunião da Câmara Municipal de Muriaé de 17 de maio de 2016, Caic Henriques, estudante da Faculdade Redentor em Itaperuna-RJ, diretor na ONG LGBT de Muriaé lembrou o Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia, data na qual, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Desde então, o 17 de maio virou símbolo da luta por direitos humanos e pela diversidade sexual, contra a violência e o preconceito.

Em sua explanação Caic Henriques apresentou dados preocupantes da violência praticada contra homossexuais, desde bullyng até violência física com mortes no Brasil. Em 2013 foram 314 mortes, em 2014 foram 331 mortes, em 2015 mais 319, e já em 2016 a conteceram 110 mortes motivados pela fobia. 
Segundo ele a Anistia Internacional declarou em 2015 que a pressão político-religiosa no Brasil tendce a bloquear os avanços através de leis que poderiam proteger as minorias de serem discriminadas, especialmente em relação aos LGBT.

Caic relatou ainda que em 2015 foram 30 reclamações de atos discriminatórios nas escolas de muriaé que culminam na marginalização desta minoria. 

A organização LGBT de Muriaé tem sido uma instituição muito importante e com um trabalho árduo diante tantas portas fechadas no dia-a-dia da população LGBT da nossa cidade e saber que precisamos alcançar ainda muitos direitos que nos são retirados diariamente é que impulsiona nossa luta e nossa militância. Não queremos ser lembrados como o país do ranking mundial que mais mata a população LGBT e por isto precisamos da seriedade e do trabalho desta casa (Câmara dos Vereadores) para a realização de leis que garantam nossos direitos! Não queremos mais nem memos, queremos apenas igualdade nas políticas públicas dos nossos direitos humanos! Finalizou Caic.





Gazeta de Muriaé
HPMAIS