Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 14/03/2008 às 07h37

Rede Municipal discute PDE

  Criado pelo Ministério da Educação, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) visa a uma educação básica de qualidade, o que pressupõe, também, investir na educação profissional e superior, já que elas estão ligadas, direta ou indiretamente. Significa, ainda, envolver todos - pais, alunos, professores e gestores - em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola.

  Com esses objetivos, o PDE contribui para que as escolas e secretarias de Educação se organizem para o atendimento dos alunos, além de criar uma base sobre a qual as famílias podem se apoiar para exigir uma educação de maior qualidade. O sucesso desta iniciativa depende da participação da sociedade e da atuação eficiente das administrações municipais, como vem sendo feito em Muriaé.

  Exemplo disso foi a reunião ocorrida na última terça-feira (11), no Teatro Zaccaria Marques – uma promoção da Secretaria Municipal de Educação -, com participação de cerca de 60 profissionais do setor, entre eles diretores, coordenadores, professores e pedagogos da rede municipal de ensino: “Nosso objetivo é traçar e partilhar com esses profissionais as nossas ações, dentro daquilo que foi determinado pelo Plano de Desenvolvimento da Educação, que é a proposta do Governo Federal de dar as mãos e caminhar em parceria com o Governo Municipal”, disse a secretária Municipal de Educação, Maria Amélia Xaia.

  Segundo ela, a prioridade máxima da Administração 2005-2008, no quesito educação, é a alfabetização: “Vamos trabalhar dentro das ações propostas, já que temos como meta que as crianças possam aprender a ler até a idade de 08 anos. E, para tanto, hoje vamos traçar idéias para que, em 2008, consigamos alcançar esses objetivos. É um grande desafio, pois estamos vivendo um momento no qual existe alguma crítica da criança que já está em idade maior e não está lendo ainda como deveria estar. E o Brasil todo está de mãos dadas nessa hora para que nós, educadores, possamos fazer, juntos, a alfabetização acontecer”, frisou Maria Amélia.

  A reunião, que foi realizada durante todo o dia, serviu ainda, para que os profissionais da educação pudessem discutir planos que atuam em conjunto com o PDE, como explicou a Pedagoga, Beatriz Dornelas: “Vamos passar a intenção do PDE, e também a do Plano de Desenvolvimento da Escola, que é paralelo ao PDE dentro desta ação. Estamos lançando hoje também o que chamamos de Ação Integrada como o PDE, que é a alfabetização como prioridade máxima. Esse é o carro-chefe que a gente vai trabalhar, pois uma das ações do PDE é exatamente alfabetizar todas as crianças até os oito anos de idade”.

  Para Beatriz, este é o momento em que a atuação de todos os setores educacionais adquire suma importância: “Temos ações a curto, médio e longo prazo e estamos aqui para discutir tais ações e colher dos gestores e pedagogos uma ação compartilhada. Nós acreditamos que, o que é imposto será deposto e, por isso, pretendemos construir com eles, hoje, o Planejamento Integrado da Alfabetização como prioridade máxima no município de Muriaé”, finalizou.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Andréa Oliveira



Gazeta de Muriaé
HPMAIS