Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 14/03/2008 às 07h35

PSF SÃO CRISTÓVÃO REALIZA OFICINA DE PINTURA

  Cores, criatividade e animação. Estas são as características que o Salão Paroquial da Igreja do Bairro São Cristóvão começou a apresentar, às terças-feiras, desde o último 04 de março, quando o local abre suas portas para o Curso de Pintura ministrado pela moradora da comunidade, Sra. Hélia Demarque.

  A iniciativa partiu do PSF do bairro, a partir de uma pesquisa realizada durante o Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde, cuja primeira etapa terminou no dia 29 de fevereiro. “Dentro desse curso, uma das atividades de expedição dos agentes foi levantar os problemas da comunidade e fazer um diagnóstico”, conta a enfermeira do PSF do São Cristóvão, Juliana Camargo de Melo.

  Segundo ela, a pesquisa permitiu apontar que a região apresenta um grande número de idosos com tempo livre à tarde, o que lhes abre espaço para muitas preocupações com problemas domésticos e familiares, acarretando pressão e glicose elevadas.

  Com a apresentação do diagnóstico para a comunidade, uma das moradoras, D. Hélia Demarque, que trabalha com pintura, surgiu com a idéia de oferecer um curso específico aqueles idosos. Como explica a enfermeira Juliana, a idéia foi imediatamente acatada: “Antes, nós já tínhamos feito uma pesquisa com os idosos que participam da caminhada nas terças e quintas-feiras, e eles disseram que gostariam de participar de oficinas de pintura e bordado; então, formamos esse grupo de pintura”.

  A oficina de pintura vai ao encontro dos propósitos de prevenção e de valorização ao bem-estar apregoados pela Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente o Dr. Marcos Guarino de Oliveira. “O PSF trabalha com prevenção; então aqui, a gente não está focalizando a doença; estamos, de maneira lúdica, trabalhando a prevenção de agravos tanto de hipertensão quanto de diabetes. Futuramente, também vamos aproveitar essa reunião para dar orientações”, completou a enfermeira.

  Os materiais (tintas e pincéis) para esta primeira fase da Oficina de Pintura foram cedidos pela Secretaria Municipal de Saúde. Prontas as “obras de arte”, o grupo irá vendê-las para arrecadar recursos para a compra de mais materiais.

  Para participar da Oficina, o interessado deve fazer parte da 3ª idade e residir na comunidade do Bairro São Cristóvão, podendo ou não, apresentar alguma doença de base – como diabetes, hipertensão e depressão.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gaeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS