Em 07/05/2016 às 17h37
07/05/16 - Com o objetivo de mostrar aos profissionais de Saúde a importância de notificar e investigar o câncer relacionado ao trabalho foi realizado nesta sexta feira (6), no anfiteatro do Memorial da Fundação Cristiano Varella, o 1º Simpósio de Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da região de saúde ampliada Sudeste.
Sob a coordenação dos conselhos Municipais de Saúde e a participação das regiões de saúde de Ubá, Muriaé, Cataguases e Leopoldina, o evento reuniu representantes de 46 municípios da Zona da Mata.
O encontro proporcionou aos participantes debates e palestras sobre a relação do câncer com o trabalho, encaminhamentos e estratégias a serem adotadas quanto aos fatores de risco e as ocupações que estão mais expostas aos agentes cancerígenos, como as indústrias de alumínio, ferro e aço; indústria de móveis, calçados e pintura; salão de cabeleireiros; agentes de saúde; trabalhadores rurais ou que trabalham sob o sol. A exposição a algumas substâncias, máquinas ou turnos de trabalho exigem mais cuidados dos profissionais. Somente a Fundação Cristiano Varella recebe 13 novos casos de cânceres diariamente.