A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) recebeu 100 novos bafômetros. De acordo com a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), os equipamentos foram distribuídos em 44 cidades do Estado.
Destes aparelhos, 14 foram entregues em municípios do Triângulo Mineiro, Noroeste de Minas e Alto Paranaíba, dez na Zona da Mata e Campo das Vertentes e quatro na região Centro-Oeste.
A Seds informou que os etilômetros serão utilizados nas operações integradas, com o apoio da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das guardas municipais. Com os novos aparelhos o Estado completa cerca de 500 bafômetros distribuídos em todas as regiões.
Veja as cidades que receberam
os bafômetros:
Zona da Mata e Campo das Vertentes
Barbacena – recebeu dois aparelhos
São João Del Rei – recebeu dois aparelhos
Muriaé – recebeu dois aparelhos
Juiz de Fora – recebeu dois aparelhos
Ubá – recebeu dois aparelhos
Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Ituiutaba – recebeu dois etilômetros
Patos de Minas – recebeu dois etilômetros
Uberlândia – recebeu dois etilômetros
Patrocínio – recebeu dois etilômetros
Uberaba – recebeu dois etilômetros
Araxá – recebeu dois etilômetros
Paracatu – recebeu dois etilômetros
Centro-Oeste
Itaúna – recebeu dois bafômetros
Pará de Minas – recebeu dois bafômetros
Entenda a Lei Seca
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito a lei estabelece que, no caso do teste do bafômetro, o limite para que o condutor não seja multado é de 0,05 miligramas de álcool litro de ar.
Para exames de sangue, a resolução estabelece que nenhuma quantidade de álcool será tolerada. A infração para o motorista que for flagrado dirigindo após beber é considerada gravíssima e o valor da multa é de R$ 1.915,30, além de o motorista ficar impedido de dirigir por um ano.
A Lei Seca também prevê que o motorista pode ser punido por crimes de trânsito se o agente verificar sinais que indiquem alteração da capacidade psicomotora.