Em 22/04/2016 às 01h05
22/04/2016 - Noticiamos com pesar, o falecimento aos 92 anos de idade, do Sr. José da Silva Barros, nacionalmente conhecido como: "Zezinho do Frango com Quiabo", isto devido ao seu trabalho por mais de 50 anos no tradicional restaurante às margens da BR-116 próximo ao distrito de Itamuri em Muriaé. Caminhoneiros de todo país que saboreavam o tempero de sua especialidade e experimentavam aquele seu jeito mineiro de boas prozas, a gentileza e cordialidade que lhe eram peculiar, tratavam de espalhar aos amigos pelos caminhos do Brasil!
Ao lado de sua família o Sr. Zezinho experimentou outros endereços até se fixar naquele que se tornou seu recanto, seu paraíso. Nos últimos meses, já tendo passado a coordenação da lida no restaurante para colaboradores e familiares mantinha o hábito de ficar sentadinho em uma cadeira a observar o movimento por longas horas e acompanhar os amigos e clientes que sempre voltam.
No dia 29 de fevereiro tive o prazer de saborear sua especialidade e aproveitei para registrar o momento, acompanhado pelo amigo Nicélio, professor e historiador que voltou de outras jornadas para ficar perto do pai.
No início da noite desta quinta-feira, 21 de abril, o amigo Sr. Zezinho passou mal, foi socorrido para Casa de Saúde, mas não resistiu e faleceu antes mesmo de dar entrada ao atendimento hospitalar.
Sr. Zezinho não deixa apenas uma marca, ele deixa um legado, uma história dígna de ser lembrada pelos muitos amigos que fez ao longo de sua vida e os familiares, esposa Dona Morena, os filhos Nicélio e Nilce e ainda três netos e três bisnetos.
O corpo do Sr. Zezinho é velado no Restaurante na BR116 até às 13 horas do dia 22, depois segue para a Câmara Municipal de Miradouro onde foi vereador e às 16 horas o sepultamento acontece no distrito de Itamuri, pertencente ao município de Muriaé.
Dia 29 de fevereiro foi uma segunda-feira, data em que registrei estas imagens, pedi permissão aos que lá se encontravam para fazê-lo. Na oportunidade havia um casal do Espírito Santo que experimentaram o tempero da casa pela primeira vez e ficaram encantados com tudo. É muito gratificante, passar pela vida e ter o privilégio de conhecer pessoas como o Sr. Zezinho.
Perdão amigos, mas, isto não é uma reportagem. É um Adeus!
Fernando Calais