Em 07/03/2008 às 07h27
Para comemorar os 45 anos de Emancipação Política de Antônio Prado de Minas, a Prefeitura realizou, entre os dias 1º e 02 de março, uma grande festa, reunindo representantes de entidades sociais e considerável número de moradores, ansiosos por presenciar mais esse momento histórico da cidade. Entre as autoridades, destacaram-se: o deputado estadual Sebastião Costa; o suplente de deputado estadual, Wilson Batista; o coordenador dos Conciliadores da Comarca de Muriaé, Joil Wyterlin; prefeitos Eder Toledo de Vieiras e Luciano Dias Paes Neto de São Francisco do Glória além de vereadores locais.
Com o nome de “A 1ª Festa de Março”, as festividades rememoraram o ano de 1948, quando Antônio Prado de Minas tornou-se distrito, e o mês de dezembro de 1962, marco de sua elevação à categoria de município. O nome da cidade é uma homenagem ao Dr. Antônio da Silva Prado (1840 - 1929), antigo Conselheiro do Império, prefeito de São Paulo por dez anos, e, posteriormente, participante ativo nos interesses da cidade mineira.
Com cerca de dois mil habitantes, o município possui, entre seus atrativos naturais e acolhedores, a Pedra da Elefantina e a piscina natural, formada pela água de uma cachoeira. Mas nos últimos anos, além destas riquezas, os moradores de Antônio Prado de Minas têm tido ainda mais motivos para comemorar e continuar acreditando no progresso da terra em que nasceram e que escolheram para viver.
Exemplos desses motivos não faltaram durante a “1ª Festa de Março”, quando a Prefeitura inaugurou as pontes rthur da Costa Fonseca, Aristides Tavares Nepomuceno e Antônio Mateus Godinho, a nova iluminação da Praça João Batista Piermatei, e entregou à população a sede do Centro de Referência de Assistência Social – (CRAS), que leva oi nome de José Levindo Fumiam. Essa tem sido a postura mantida pela Administração 2005-2008 desde que assumiu o Poder Público Municipal, voltando-se para o bem-estar da população, o desenvolvimento do campo e da cidade e o atendimento às necessidades das famílias mais carentes. Assim as três novas pontes irão servir não apenas para a passagem rotineira dos transeuntes, como também para agilizar o transporte escolar e o escoamento da produção rural – principalmente a leiteira -, facilitando o acesso ao município.
Durante a entrega da sede do CRAS, a primeira-dama parabenizou a equipe da Secretaria de Assistência Social e frisou que este é um trabalho que não depende apenas de autoridades, mas da comunidade em geral: “A assistência social é iniciativa do poder público, mas em conjunto todos os outros segmentos da sociedade e, por isso, eu gostaria que todos abraçassem essa causa. O CRAS está sendo inaugurado não apenas como uma casa feita de tijolos e vigas, mas com o carinho de toda a nossa equipe de trabalho. Convido todos os presentes e toda a nossa cidade para ajudar a resgatar a família, pois esta é a verdadeira missão do CRAS; resgatar a fé em Deus, o amor a todos os elementos da família. Esse trabalho que fazemos hoje é muito gratificante, pois não se limita a dar bens materiais. O que nós queremos é promover o ser humano, para que ele seja capaz de ser alguém, de ocupar espaço e ser um verdadeiro cidadão”, comentou.
O Centro de Referência de Assistência Social, sob responsabilidade de Heloisa Maria Pereira Rocha irá oferecer aos moradores um serviço de alto nível e especializado. “É um trabalho muito grande de parceria com as Secretarias de Saúde, Educação e Cultura. Então é isso - vamos nos unir, pois é assim que vamos conseguir fazer uma Antônio Prado muito melhor e um país também melhor”, convocou a primeira-dama.
Na seqüência, os funcionários do CRAS renderam homenagens ao prefeito Luís Carlos Rocha que, segundo o vice-prefeito, Abelar Manoel Costa, é digno de todo o merecimento: “Eu venho trabalhando continuamente na Administração e posso dizer que é uma honra muito grande estar ao lado do nosso prefeito. Já fui vereador uma vez e, depois, convidado para ser vice-prefeito. Estou muito satisfeito por ter um prefeito com tanta garra, uma pessoa que merece todas essas conquistas e o reconhecimento que está tendo hoje e todos os dias”, disse Abelar.
O vereador Ronaldo Ferreira da Silva destacou a parceria entre o Legislativo e o Executivo: “É um prazer poder apoiar uma Administração como essa, que está deixando muitas coisas boas na cidade. Estamos felizes em poder ajudar essa comunidade e essa cidade que a gente tanto preza e gosta, que é a nossa casa”. O vereador Hélio Dutra de Moraes também parabenizou à Administração Municipal e completou: “Este é um dia que todos têm que ficar felizes e comemorar, com muita emoção, sem confusão, pois é um direito de todos celebrar essa emancipação”.
Finalizando o dia de inaugurações e boas notícias, a noite foi reservada para o desfile da Escola de Samba Greenville, de Porciúncula e a apresentação da “Banda Ramires Show” que, com seu forró eletrizante, transformou a Praça João Batista Piermatei em um grande baile. Já no domingo, a “Confraternização de Motociclistas” e a “Motociata” movimentaram a cidade, com a participação de diversos moto-clubes: Quinta Coluna, Caveiras Moto Grupo e o recém formado, Garras de Ouro, todos de Muriaé; Quinta Coluna Facção Antônio Prado de Minas; Sombras da Estrada, de Itaperuna; Urubus Motoclube, de Porciúncla (RJ). E nada melhor para encerrar toda a comemoração que o ecletismo do show da banda “Brilhantina” de Belo Horizonte, com um repertório que ia do pop-rock ao axé-music.
Antônio Prado em desenvolvimento
É com esta visão empreendedora e dinâmica que a atual Gestão Municipal tem colhido os frutos do reconhecimento, frente ao desenvolvimento promovido nas áreas de saúde, econômica, cultural, educacional e administrativa. Entre as grandes obras voltadas para a saúde da população, destaca-se a recentemente inaugurada Unidade Básica de Saúde, que funciona 24 horas por dia, garantindo mais independência ao município.
Através de projetos de geração de renda, como o de incentivo à produção artesanal e às pequenas confecções, o município tem contabilizado importantes saldos econômicos. No setor administrativo, a Prefeitura optou pela descentralização de suas Secretarias Municipais, que ganharam dinamismo com a informatização do atendimento.
Ao assumir a administração da cidade em 2005, o prefeito Luís Carlos Rocha percebeu que a situação da educação não fazia jus aos moradores. “não havia educação de ensino médio, como implantamos em 2006, temos o acompanhamento do projeto de Educação de Jovens e Adultos, a EJA. Já havíamos conseguido de 5ª a 8ª série e, agora, o município tem também de 1ª a 4ª série. O pessoal agora está se sentindo incentivado ao estudo, querendo acompanhar o desenvolvimento do município”, contou o prefeito.
Outra grande inovação foi a criação de uma Secretaria Municipal de Assistência Social, inexiste até o ano de 2005. A partir da organização dos trabalhos sociais, foi possível a implantação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dos Conselhos Tutelar e de Direitos da Criança e do Adolescente e, agora, a finalização da sede do CRAS, cujo funcionamento assemelha-se ao das Unidades Básicas de Saúde, como explica a primeira-dama Heloisa Maria Pereira Rocha: “A diferença é que o CRAS dá sustentação às famílias em situação de risco, que sofrem como questões como alcoolismo, desemprego e violência, desinformação quanto a maternidade e amamentação. Estamos tentando resgatar o amor entre as famílias, pois elas não têm necessidade só de bens materiais, mas também de cultura, lazer e saúde”. No entanto, Heloisa Maria Pereira Rocha atentou para uma questão: “A gente dá prioridade a quem realmente precisa, mas a maior dificuldade é conscientizar a comunidade de que quem já tem deve deixar para o outro que não tem”.
Entre os principais objetivos da atual Administração esta o de acabar com a política assistencialista e contribuir, através do investimento em diversos setores, para que as famílias consigam trabalhar, produzir e se desenvolver. Através de um cadastro único junto à Secretaria de Assistência Social, isso vem sendo feito, de forma a garantir que as pessoas necessitadas tenham acesso aos benefícios do estado e do município. “Felizmente, hoje vemos que as pessoas já conseguem sobreviver com o recurso do seu trabalho, ter seu lazer e levar uma vida saudável e a Prefeitura tem se empenhado para melhorar essa qualidade de vida de todos”, assegurou o prefeito Luís Carlos Rocha.
O município oferece, ainda, um benefício eventual de Auxílio à Natalidade – a gestante cadastrada, dentro de determinados preceitos, recebe um valor de R$ 200,00 para comprar alimentação ou enxoval para o bebê. Também foi relevante uma iniciativa que, segundo a primeira-dama, pode ser considerado ousada, mas que tem evitado que muitas mães precisem se deslocar com os filhos para o atendimento na APAE de Eugenópolis. “É um projeto bem audacioso. Tiramos os meninos da APAE e, em parceria com o Governo do Estado, criamos a sala ‘Recursos’. O Estado cede o prédio e a professora especializada, nós damos o atendimento de fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta e neurologista, ou seja, concentramos o atendimento todo em Antônio Prado de Minas”, finalizou Heloisa.