Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 02/04/2016 às 13h06

Autismo, documentário alerta sociedade sobre inclusão social-educacional

Em um mundo cheio de preconceitos, a inclusão de crianças autistas em escolas regulares ainda é um desafio. A fim de abrir os olhos da sociedade e auxiliar os educadores acerca do tema, a Planneta irá lançar neste sábado (2/4), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o documentário E aí, cadê o respeito?

Com a participação de autistas, familiares e profissionais especializados, o documentário visa conscientizar a população sobre a inclusão educacional de crianças com autismo e auxiliar na solução de eventuais dificuldades que as famílias possam encontrar, além de contribuir para reduzir o preconceito da sociedade.  

"O autista nos mostra que, apesar de sua deficiência e limitações, é capaz de viver de forma inteligente e consciente, lutando pelos seus direitos e respeito. Todos nós somos diferentes uns dos outros e aprender a conviver e aceitar o próximo dentro de suas limitações já é uma forma de inclusão", explica Natália Cortelli, psicopedagoga e analista de produtos educacionais na Vitae Brasil, que fez a direção do filme.

O documentário foi produzido pela Entrenós (www.entrenosproducoes.net), tem duração de 54 minutos e estará disponível no canal da Planneta no YouTube (bit.ly/1RuvhqA) a partir do dia 02 de abril.  

"Participar da produção do documentário foi extremamente importante para o nosso próprio crescimento pessoal. Nunca havíamos tido contato tão próximo com crianças com autismo e isso abriu  a nossa mente. Elas têm o direito de usufruir uma vida plena em sociedade. Também é de grande valia poder disseminar um assunto que é pouquíssimo comentado entre pessoas que não convivem com autistas. Foi sem dúvida um aprendizado incrível", conclui Bruno Silva, produtor audiovisual, jornalista e videomaker.

Assessoria de imprensa da Planneta/Vitae Brasil



Gazeta de Muriaé
HPMAIS