Em 29/02/2008 às 07h38
Muriaé será campus de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Um grande passo rumo à concretização do sonho de uma escola técnica e superior gratuita no município foi dado na quinta-feira, 21 de fevereiro, quando a Prefeitura de Muriaé, na figura do prefeito José Braz, protocolizou a doação do terreno do antigo DNER, na Barra, para a construção do CEFET. “É um grande prazer para nós passar a escritura da doação do terreno para construir nossa escola federal que, além de não ter mensalidades para o aluno, oferece a ele sempre algo mais, um conhecimento mais profundo que irá contribuir para o futuro. É uma escola que irá possibilitar a educação e a vinda de muitos outros recursos e benefícios para o município”, comentou o prefeito.
A assinatura do documento, que aconteceu nas dependências do Condesc, contou com a presença do diretor do CEFET de Rio Pomba, Mário Sérgio Costa; do chefe de gabinete, Dr. Rui Vale de Matos; dos secretários municipais Francisco Ofeni (Agricultura e Meio Ambiente), Maria Amélia Xaia (Educação) e Sinval Ferreira (Atividades Urbanas); da Superintendente da Fundarte, Gilca Napier; além do representante do Legislativo, vereador Evil Mendonça.
CEFET ou Centro Federal de Educação Tecnológica é a denominação dada a institutos de ensino brasileiros, pertencentes à esfera federal e diretamente ligados ao Ministério da Educação, que oferecem cursos em diversos níveis, como ensino médio, técnico e superior tecnológico. Mas a vinda do Centro para Muriaé chega junto com uma alteração – ao que tudo indica bastante positiva - do Governo Federal, que acaba de criar os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, formados por cinco campus: Rio Pomba, Barbacena, Juiz de Fora, Leopoldina e Muriaé. “Essa é uma mudança bem interessante. Antes a idéia era trazer para Muriaé o campus avançado do CEFET Rio Pomba. Mas agora em abril, o Governo, através de Medida Provisória, irá fazer essa alteração para os Institutos e Muriaé virá a ser um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Zona da Mata e Campo das Vertentes”, completou o diretor do CEFET de Rio Pomba, Mário Sérgio Costa.
Comemorando o repasse do lote do terreno do antigo DNER para a construção da unidade, Mário Sérgio também falou sobre os novos planos para a instalação do Instituto: “Foi uma sorte e uma satisfação trazer de primeira mão esse serviço para Muriaé e vamos começar as obras agora. Temos disponíveis R$ 3,5 milhões para as obras e mais R$ 1,5 milhão para a aquisição de equipamentos, uma verba conseguida pelo prefeito José Braz, com ajuda do Deputado Federal Virgílio Guimarães e do vice-presidente José Alencar. A idéia é começar as obras rapidamente”.
A adesão dos alunos ao ensino será feita por meio do tradicional vestibular. A princípio, serão oferecidos os cursos superiores de Bacharelado em Design de Modas e Gestão Ambiental, além dos cursos técnicos de Segurança no Trabalho, Informática, Confecção com Habilitação em Modas e Agroecologia. O objetivo era que o Instituto começasse a funcionar em agosto, mas devido às obras, é provável que apenas o curso de Agroecologia seja efetivado ainda em 2008, já que irá funcionar no antigo sítio da Ruralminas, localizado no Bairro Sofocó. “O deputado Bráulio Braz está vendo essa transferência do terreno da Ruralminas, que já está bem adiantada, para que possamos começar em agosto, se tudo der certo”, esclareceu Mário Sergio Costa.
A construção do CEFET – futuro campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Zona da Mata e Campo das Vertentes” – terá início em breve, logo após o processo de licitação. No dia 19, o prefeito José Braz e sua equipe esteve em Brasília, onde recebeu, das mãos do vice-presidente da República, José Alencar, a publicação do Diário Oficial da União, na qual constava a autorização para a obra. “Foi grande o empenho do nosso vice José Alencar e estamos lutando também há algum tempo ao lado de nosso vereador e amigo Evil Mendonça. Para nós, isso é de grande importância, pois sabemos que o povo quer estudar e quer se capacitar em uma escola federal, mas, infelizmente, nem todos conseguem. Tenho muito orgulho em falar do nosso vice-presidente, o muriaeense José Alencar, homem que luta pelo bem-estar de nossa cidade e de toda Minas Gerais, mesmo agora, quando passa por alguns problemas de saúde. Por isso, peço que todos, analisando a qualidade de homem que ele é - um grande empresário e vice-presidente da República – orem e peçam pela saúde dele”, pediu José Braz.
Diante da aprovação e do sucesso de seu projeto de indicação, o vereador Evil Mendonça, contou como esse grande sonho começou: “Nessa gestão, tivemos como prioridade, fazer uma indicação protocolada e enviá-la diretamente para Brasília, para o gabiente do Ministro Haddad. Pouco depois recebemos a confirmação de que seria viável, diante do que mandamos de documentos, uma pesquisa para ver a viabilidade da implatação do CEFET. A pesquisa foi viabilizada pela Prefeitura e pelos órgaos competentes, chegando-se à conclusao de que meu pedido para a vinda do CEFET seria possível. Daí, as negociaçoes tiveram início, e recebemos esse apoio incontestável da Prefeitura, na figura do prefeito José Braz, de sua equipe, e também do Ministro Haddad e do vice-presidente José Alencar”.
Para Evil, a instalação do CEFET em Muriaé simboliza um momento único para o município: “Vemos com muita alegria, e até emoção, a possibilidade, nao só da implantacão do CEFET, mas também da ampliação dos cursos técnicos que, além de estimularem a mão-de-obra da nossa região, também irão estimular empresas a se instalarem aqui. Para nossa felicidade, o embrião da idéia nasceu em nosso gabinete. Isso é um momento histórico da nossa vida e de Muriaé, finalizou o vereador.
Secretária Municipal de Educação, Maria Amélia Xaia
“Este é um sonho de muitos anos, como ouvimos pelas palavras do administrador da cidade. Ele lutou muito e, enfim, conseguimos que o CEFET seja realidade na nossa Muriaé. Parabéns à cidade, parabéns a todos os muriaeenses que recebem hoje essa realidade. Com isso, nossos jovens vão poder ficar aqui mesmo; quem tinha 8ª série poderá fazer curso técnico e ainda contar com dois cursos superiores na região. Sao cursos novos, de última geração; então, estamos muito felizes e a Secretaria de Educação parabeniza essa Administração que tanto fez, ao lado do vice-presidente da República, com grande empenho para que houvesse a instalação do CEFET em Muriaé”.