Em 24/03/2016 às 00h45
23/03/16 - Teve início na manhã desta quinta-feira (23) na Escola Gilberto Tanus Braz, no João XXIII, o projeto "Educação no Trânsito é Sinal de Paz", conduzido pelo Instrutor Sargento José Luiz da Polícia Militar em parceria com Demutran e Corpo de Bombeiros.
O curso de dez módulos é voltado para crianças de 12 a 13 anos de idade, esperam-se ações reflexivas e construtivas que resultem na educação para a cidadania no trânsito, para que estas crianças possam se tornar adultos consciêntes de seus direitos e deveres no que se refere ao trânsito, porque cada cidadão pode ser em dado momento pedestre, ciclista, motociclista, motorista ou passageiro.
As ruas e avenidas, ao serem asfaltadas, foram se tornando estímulo à velocidade. A frota de veículos aumentou vertiginosamente, invadiu as cidades, pressionando os veículos de tal forma que se tornaram um inimigo do pedestre, ao compartilhar o espaço público. Já o pedestre, por sua vez, também se ocupa dos veículos de forma inadequada, gerando conflitos para sua mobilidade.
As crianças assistiram a um desenho animado mostrando situações conflitantes entre motoristas e pedestres, e como o mesmo indivíduo pode ter comportamento estranho em cada situação colocando em risco a segurança alheia no trânsito.
Já na primeira aula as crianças demonstraram grande interesse nas explicações do Sargento José Luiz fazendo perguntas e intervenções apropriadas para um debate divertido e rico em aprendizado. Aproximadamente 700 alunos de três escolas vão participar do programa Educação no trânsito este ano com formatura prevista para o meio do ano.
Por que ensinar trânsito?
Há inúmeras razões por que se deve ensinar trânsito nas escolas, entre elas, a mais importante é resolver o problema dos acidentes, das vítimas e das mortes, disse o instrutor.
No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 6 mil crianças, de 0 a 14 anos, morrem e outras 140 mil sofrem acidentes no trânsito anualmente.