Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 29/02/2008 às 07h35

Curso de ACS termina 1º Módulo

  Termina nesta sexta-feira, 29 de fevereiro, o Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde. O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente o pediatra Dr. Marcos Guarino de Oliveira e visou ao atendimento dos novos Agentes, aprovados pelo processo seletivo realizado em 2006.

  Constituído por três módulos, o curso teve sua primeira etapa, com duração de seis meses, concluído nesta semana. As aulas foram ministradas em três turmas, na Escola Estadual Gilberto Tanus Braz, no bairro João XXXIII, totalizando 124 alunos. Parte do material didático foi repassada pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais e, o restante, incluindo as solicitações dos professores, ficaram a cargo da Secretaria Municipal de Saúde.
  O treinamento semestral foi feito de maneira intercalada: 15 dias de aulas teórica e 15 dias de atividades práticas, no PSF. No quadro de professores responsáveis pelo curso, estiveram Juliana Camargo de Melo, Juliana de Souza da Rocha e Silvana Milarde Correia Brasil, além dos três monitores: Janaina Souza Melo, Frederico Pacheco Brandão Ribeiro e Joyce Gomes.

  Na oportunidade, o coordenador do Programa de Saúde da Família de Muriaé, o enfermeiro José Luciano de Almeida, agradeceu ao Secretário de Saúde, Dr. Marcos Guarino pelo empenho prestado durante a realização do curso. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Saúde agradece à secretária de Educação, professora Maria Amélia Queiroz Xaia, que cedeu o espaço para a realização das aulas.

  Segundo o coordenador do PSF Muriaé, o curso teve um bom aproveitamento por parte dos agentes: “Os próprios profissionais da equipe perceberam a evolução dos agentes nas visitas domiciliares e nos atendimentos realizados no PSF. Muitos agentes, durante o curso, elogiaram o conteúdo e a metodologia de ensino aplicada nas aulas, bem como a parte prática. Hoje os agentes comunitários conhecem o Sistema Único de Saúde – SUS – o qual eles trabalham e sabem que a sua função é de extrema importância para o bom desenvolvimento do PSF”, concluiu José Luciano de Almeida.

Autor: Cícero Gomes

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS