Em 17/03/2016 às 16h11
17/03/16 - Em reunião entre a diretora administrativa da APAE Muriaé, Sônia Silva, os vereadores Manoel Carvalho (PMDB) e Jair Abreu (PT) tomaram conhecimento de uma realidde financeira preocupante.
A APAE Muriaé é uma associação sem fins lucrativos em que, além de pais e amigos dos excepcionais, depende de toda a comunidade reunida para prevenir e tratar a deficiência e promover o bem estar e desenvolvimento dos indivíduos com deficiência intelectual.
O objetivo da reunião foi dar ciência aos vereadores, como se encontram as instalações e o trabalho que é feito ali em prol das 716 pessoas com deficiência Intelectual que recebem atendimento da unidade Muriaé.
Manoel Carvalho e Jair Abreu ouviram da direção, profissionais que ali trabalham e dos alunos atendidos que os repasses feitos pelo SUS, Secretaria Estadual de Assistência Social e pela Prefeitura Municipal de Muriaé, é insuficiente para atender à demanda, o caixa está sempre negativo e a situação se agrava mais com a crise, o que vem prejudicando a manutenção dos atendimentos clínicos e projetos realizados com os alunos.
Presentes na reunião: Sônia Silva Diretora da APAE; Ângela Domingues prof. Educação Física; Vereadores Jair Abreu e Manoel Carvalho. Jornalismo Gazeta de Muriaé.
Diante da situação exposta e da necessidade urgente de uma resposta financeira, os vereadores Manoel Carvalho e Jair Abreu ficaram consternados e saíram da reunião dispostos a intermediar junto ao executivo municipal uma proposta de apoio imediato à instituição.
Segundo Manoel Carvalho, a escola Estadual de Educação Especial Walter Vasconcelos, precisa voltar a receber os recursos que lhe são destinados. "Além deste dinheiro, doações são sempre necessárias e, a parceria com o Demsur é válida, mas, a adesão ainda é muito baixa nas doações para a APAE. Por esta razão vamos conversar com a prefeitura, saber o que está ocorrendo", disse ele.
Mais sobre a APAE Muriaé
A APAE conta em seu corpo de profissionais com um psiquiatra; um neurologista; um pediatra; 4 psicólogos; 4 fonoaudiólogos; 2 terapeutas ocupacionais; 3 Assistentes Sociais; 2 professores de Educação física; um dentista; um técnico em enfermagem; um técnico em eletroencefalograma e; ajudantes.
Na APAE Muriaé ainda funciona a Escola Estadual de Educação Especial Walter Vasconcelos que conta com 244 alunos em turno integral, onde na parte da manhã funciona o sistema de escolaridade até o 9º ano do ensino fundamental e no turno vespertino estes alunos participam de oficina pedagógica.