Em 29/02/2008 às 07h31
Na noite da última quarta-feira (27), a agência da Credimur de Santana de Cataguases reuniu seus associados para o tradicional “Café na Cooperativa”. Na oportunidade, foram apresentados os resultados dos serviços oferecidos - como o incentivo ao plantio e consumo de cana e de eucalipto, a recuperação de pastagens, investimentos em gado, cafeicultura e fruticultura.
Dedicada a promover o conceito de Cooperativa de Crédito entre os produtores, empresários e comerciantes da região, a Credimur oferece a seus associados informações valiosas, além de orientações, cursos e projetos voltados para o crescimento das atividades produtivas. O objetivo da Credimur, com essas iniciativas, é incentivar a diversificação de atividades dentro das propriedades, contribuindo para o desenvolvimento do campo.
Uma dessas diversificações é o plantio de eucalipto, tema da palestra do zootecnista do Sicoob-Credimur, Manoel de Carvalho Filho. Em parceria com a ArcelorMittal que disponibiliza o recurso -, a Cooperativa tem incentivado os produtores a substituir parte da propriedade por eucalipto, o que, em longo prazo, segundo o zootecnista, poderá trazer um investimento muito grande, na ordem de uns R$ 30 milhões de reais, e uma geração de empregos para cerca de 200 pessoas.
Outro destaque é o Programa de Incentivo do Plantio de Cana, através do financiamento com recurso próprio da Credimur. Em Santana de Cataguases, essa iniciativa terá como parceiro direto a Prefeitura: “Fizemos algumas perguntas durante a palestra do Manoel e ele ficou de fornecer 20 toneladas de cana-de-açúcar para a Prefeitura. Eu irei fazer a doação aos produtores que, já ganhando a cana, pode fazer o financiamento diretamente com a Credimur. Com isso, a gente espera atender a cerca de 15 produtores”, explicou o prefeito de Santana de Cataguases, Edgar Xavier de Souza.
O prefeito também comentou sobre a importância de incentivos como o da Credimur, através de orientações e palestras a seus associados: “Sempre que o Manoel vem, ele passa para nós as informações que procuramos. Ele também falou com muita propriedade sobre o plantio de eucalipto e sobre a renda que pode surgir daí. É um investimento a longo prazo, mas é seguro e maior, pois o produtor não corre riscos; ele apenas cede o terreno e espera. O plantio é por conta da empresa, o proprietário será apenas o administrador da área já plantada. Nós aproveitamos para informar que aqueles produtores que tiverem interesse no plantio de eucalipto poderão contar conosco, pois a Prefeitura de Santana de Cataguases vai estar à disposição para ajudar”, concluiu o prefeito.