10/03/16 - Em reunião do Comitê Interinstitucional contra a Dengue realizada na tarde de quarta-feira(09), foram apresentados os dados epidemiológicos das últimas semanas no município de Muriaé. O Dornelas foi alvo da primeira ação de campo coletiva por apresentar neste início de ano os maiores índices de casos prováveis de Dengue no Município e os resultados depois da ação foram satisfatórios, houve uma queda acentuada de notificações naquele bairro.
Na última semana os bairros que mais aparecem nas estatísticas são: Barra com 43 casos; Macuco com 34 casos; Santa Terezinha com 31; João XXIII com 26; Centro com 20; Santo Antônio com 18; São Francisco com 18 e São Gotardo também com 18 casos.
Os moradores destes bairros devem ficar atentos em suas residências e convidar os vizinhos para destruir possíveis situações formadoras de focos do mosquito. O Fumacê estará passando para eliminar os mosquitos que estão voando, mas, a população deve fazer sua parte verificando em suas residências a existência de focos e eliminando-os, evitando que outros mosquitos possam nascer.
A próxima AÇÃO pública do Comitê será no bairro Santo Antônio dia 19 de março (sábado) a partir das 8 horas da manhã, onde os agentes de endemias identificaram inúmeros casos de focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti. TODA POPULAÇÃO ESTÁ CONVIDADA A PARTICIPAR!
Na reunião de ontem ainda foram discutidos, erros e acertos na realização do Mutirão contra Dengue no Dornelas, e o que os voluntários do Comitê juntamente com agentes de saúde (ACS) e agentes de endemias (ACE) podem fazer para melhorar a eficiencia nos próximos eventos.
A situação é preocupoante: De cada 100 exames sorológicos realizados em Muriaé, 81,86 dão resultados positivos para Dengue
Isto significa que os mosquitos que circulam em nosso município estão infectados com o vírus da Dengue e são altamente disseminadores da doença. VAMOS ENTRAR NESTA LUTA JUNTOS!
Autor: Fernando Calais (farmacêutico)
Fonte: Reunião do Comitê contra Dengue de 09/03/16