Em 26/02/2008 às 09h08
Divulgar os projetos realizados na região, incentivar a participação dos associados e promover uma troca de informações relativas à produção rural foram os principais objetivos do “Café na Cooperativa”, realizado pelo Sicoob-Credimur, na agência de Miraí, na noite da última terça-feira (19).
O evento, que tem sido realizado há dois anos em todos os municípios que possuem uma agência da Credimur, reuniu um grande número de produtores, empresários e demais associados da Cooperativa.
Durante o encontro, a Credimur apresentou, através de palestras e dados, as propostas de diversificação de atividades dentro das propriedades. “Essa diversificação é fundamental para quem vive da terra e a Credimur, cuja história é voltada para o produtor rural, tem se voltado para criar investimentos que possam suprir, por exemplo, a queda da bacia leiteira e do café, trazendo projetos e inovações, como o plantio de eucalipto, iniciativas que podem beneficiar muito a renda do produtor rural em sua propriedade”, comentou o secretário de Agricultura de Miraí, José Geraldo de Souza.
Também foram apresentados, através do diretor presidente da Sicoob-Credimur, Dr. Nélson Luiz Carvalho Schachnik, os programas de linhas de financiamento para aquisição de motos e o de incentivo ao plantio de cana-de-açúcar. No caso da cana, o programa prevê juros de 1% ao mês, com recursos próprios da Credimur, carência de seis meses e, após este período, seis parcelas fixas até que se complete um ano. O produtor recebe o adubo e a muda a R$ 100,00/tonelada. Os recursos para os gastos com a mão-de-obra e hora de trator são depositados na conta do associado. Segundo dados da Cooperativa, já foram distribuídas mil toneladas de cana-de-açúcar para plantio na região.
Em relação ao esquema de incentivo ao plantio de eucalipto, a Credimur se coloca como parceria da ArcelorMital, que disponibiliza o recurso. À Cooperativa cabe o apoio à empresa na divulgação do projeto para que os negócios sejam consolidados. De acordo com a Credimur, tem sido grande o interesse no plantio, o que pode ser comprovado através dos inúmeros cadastros efetuados.
O eucalipto foi tema da palestra do zootecnista do Sicoob-Credimur, Manoel de Carvalho Filho, que destacou o plantio como uma nova alternativa de emprego e renda para a região. “Isso já está consolidado na região com a presença da ArcelorMital. Nós incentivamos os produtores a substituir parte da propriedade por eucalipto, o que, a longo prazo, dentro de seis anos, poderá trazer um investimento muito grande, na ordem de uns R$ 30 milhões de reais, e uma geração de empregos para cerca de 200 pessoas”.
Para o Gerente da Agência Credimur de Miraí, Antônio Aparecido Fernandes, o “Café na Cooperativa” também serviu para alertar os proprietários para eventuais dificuldades no futuro: “Com a palestra do Dr. Manoel sobre o plantio de eucalipto na região e sobre cana-de-açúcar, os produtores puderam abrir mais os olhos para o investimento na cana, visando a uma melhoria. No ano passado, nós tivemos uma seca muito grande no município de Miraí, o que trouxe dificuldade para a alimentação do gado. Neste ano, queremos abrir o olho dos produtores, para que eles melhorem a produção de cana e possam tratar do gado também na seca, sem prejuízo com a engorda deste gado”, concluiu Fernandes.