Em 06/03/2016 às 22h58
Estaremos alertando sobre os perigos e complicações da Dengue, Zika e Chikungunya.
A principal complicação da dengue é a desidratação grave, que ocorre sem a pessoa perceber. Por isso, é importante tomar bastante líquido quando estiver com a doença. Soro caseiro também é uma ótima pedida para se reidratar.
Para a chikungunya, é a permanência, por longo tempo, das dores e inchaço nas articulações, às vezes impedindo as pessoas de retornarem às suas atividades.
Nos casos de zika, as complicações mais observadas têm sido as manifestações neurológicas como paralisia facial e fraqueza nas pernas, a exemplo do desenvolvimento da Síndrome de Guillain-Barré.
TRATAMENTO
Os sintomas podem ser parecidos, mas o tratamento é diferente para cada doença. Vá ao posto de saúde se estiver com os sintomas, pois o profissional médico irar prescrever o melhor tratamento dos casos sintomáticos e de erupções pruriginosas que porventura possam se manifestar. Caso a equipe médica detecte a necessidade, o paciente será encaminhado para o hospital de referência.
Evite a automedicação e oriente-se sempre com seu farmacêutico. É desaconselhável o uso ou indicação de ácido acetilsalicílico e outros drogas anti-inflamatórias em função do risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por síndrome hemorrágica.
A adoção de medidas de prevenção, por parte da população junto às ações do poder publico, continua sendo a melhor defesa contra estas doenças. Assim como alertamos em nossa primeira conversa.
Como
você tem feito esta prevenção? Empenhem-se todos os sábados na luta conta o mosquito
Aedes aegypti fazendo as ações em sua
casa, assim manterão a saúde e o bem estar de sua família.
Alisson Brandão Ferreira - Farmacêutico Mestre em Medicina/Biomedicina IEP-SCBH e Professor Universitário Faculdade Pitágoras Betim / Kroton
Sugestões de temas - Whatsapp (32) 98862 0809