Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 26/02/2016 às 16h20

Igrejas Cristãs se unem para políticas públicas sociais

26-02-16 - Em outubro 2015 o "Movimento Muriaé pela Paz", foi um evento ecumênico que marcou o início de uma nova era na comunidade cristã de Muriaé. Percebeu-se ali, que algo mais poderia ser feito para a população da cidade quando pessoas de todas as classes sociais, autoridades civis e militares, escolas publicas e privadas e as mais variadas instituições abraçaram a causa e foram as ruas em massa, num evento marcante.

A partir daí as lideranças religiosas passaram a estreitar os laços e surgiram temas com afinidades comuns a todos, depois de várias reuniões, tendo a última delas acontecido no último sábado dia 20, hoje tornamos públicos algumas destas pautas de interesse social comunitário. Todas as comunidades religiosas estão convidadas a participar.
image image

Planejamento:

- Dengue Chukungunya e Zika: O perigo aumentou!

Proposta de trabalhar em conjunto ao poder público em ações de prevenção, controle e combate ao mosquito transmissor. 
Pastor Reginaldo Leite(Igreja do Nazareno e ouvidor da Secretaria de Saúde) e Prof.Julio Simbra (professor universitário, Policial Rodoviário Federal e leigo da Igreja Católica).


- Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos - SOUC 

"Finalmente! Somos Irmãos" disse o Papa Francisco ao Patriarca Kirill da Igreja Ortodoxa.

O nosso momento é agora! A proposta para Muriaé será uma nova manifestação popular no dia 15/05/2016 com uma caminhada semelhante ao "Muriaé pela Paz" de outubro de 2015.

Padre Adilson Nery (Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração), Pastor Wilson Reis (Igreja do Evangelho Quadrangular) e Pastor Reginaldo Leite (Igreja do Nazareno).

 - Incentivo à Cultura com renúncia Fiscal

A Lei Federal Rouanet permite a captação de recursos para implementação de projetos culturais e outros de alcance social. Variando de 1% a 9% de recursos deduzíveis do Imposto de Renda de pessoa física. O recurso destinado aos eventos culturais de nossa região vai depender dos projetos apresentados e aprovados pelo Governo Federal.

Gilca Napier (Fundarte e leiga da Igreja Católica), Fatima Regina Guerra Rios (Contabilidade Lopes e Rios e leiga da Igreja Católica).

- Projeto: "Qualidade de vida a Andarilhos e moradores de rua"

Proposta social para enfrentamento da causa dos moradores de rua.
Já existem ações (um tanto isoladas) e precisam do apoio de todos.
No começo serão servidas as refeições na Praça dos Trabalhadores na Barra.

 Pastora Vania Lucia Nascimento (Igreja Missionária Resgatando Vidas) e Pastor Joel Carvalho de Melo (Assembléia de Deus Tanque de Siloé).
image image

- Pró-Moradia: Bairros Padre Tiago e São Joaquim

A realidade cruel de sobrevivência de famílias levou o Padre Tiago nos anos 90 a pensar e trabalhar na possibilidade de criar um projeto que pudesse oferecer moradia com dignidade e ao mesmo tempo oferecer educação e saúde para adultos e crianças.

Transformar pessoas é um projeto de Deus e se é de Deus, portanto, é de todas as religiões. Foi o que pensou e falou o Padre Tiago. Ele estava à frente do seu tempo, fez ecumenismo na prátrica!

Fernando Dias Rodrigues (Mecanica Fabismar e leigo da Igreja Católica) e Dra Olga Grincenkov (médica e leiga da Igreja Católica).


- Programa de Rádio "Papo Legal" 

PAPO LEGAL é um programa que já acontece na RADIO 102 FM que vai ao ar a cada 15 dias as 21horas.

A idéia é aproveitar o que já existe e ampliar o horário e participação com proposta ecumênica e social e inserções semanais.
Pastor Sidimar Silva (Assembléia do Avivamento de Deus) e Pastor Reginaldo Leite (Igreja do Nazareno).

Criação do BANCO SOLIDÁRIO

O primeiro deste modelo foi o Banco Palmas criado numa favela de Fortaleza/CE em 1989. Proposta de um seminarista de nome Joaquim que hoje é palestrante reconhecido no Brasil.

Prof. João Francisco dos Santos (Físico e membro da Igreja Presbiteriana); Dra Marília Fonseca (advogada e leiga da Igreja Católica) e Hadson de Souza Rodrigues (empresário e leigo da Igreja Católica)
image image

Aproveitamento da ENERGIA SOLAR

Minas Gerais é o estado mais forte na geração de energia com base solar. Muriaé chega à 100% de incidência de raios solares.

A Dra Gisele veio a nossa cidade no último dia 20 e muito nos impressionou com a possibilidade de criarmos pequenas unidades de geração de energiafotovoltáica domiciliar com custos compatíveis com a realidade nacional.

A partir desta visita começaremos a estudar a possibilidade da criação de uma micro-usina solar no Bairro Padre Tiago a título de projeto piloto.

Dra Gisele Dorneles (engenheira, mestre em informática e meio ambiente,coordenadora das engenharia da UNIG-Nova Iguaçu e leiga da Igreja Católica)

- Projeto para levar informação em tempo real  e políticas públicas aos cristãos

Formar uma rede de informação com foco em notícias e informações locais em tempo real com sistema inovador de imagem via internet.

Muriaé e cidades da microrregião serão o objeto principal do projeto com transmissões de eventos religiosos, políticos, esportivos e acadêmicos via web.

Fernando Calais Gazeta de Muriaé), Silvan Alves (site do Silvan) HelioRibeiro e Luiz Amaral  (TV MAIOR).


Formalização da Associação Cristã das Igrejas de Muriaé - ACIM 

Esta associação ACIM já existe e tem se fortalecido com várias reuniões. Embora informalmente, porque o entrosamento naturalmente é mais lento e bem planejado.

O diálogo entre as Igrejas é ainda bastante frágil e muito recente. Mas a associação nasce com muita ambição e com propósitos que vão além das denominações religiosas isoladamente.

Fundamentação:

* Cobrar das autoridades maior empenho na realização de Políticas Públicas;

* Tornar-se a grande gestora do fundo originário da Lei Rouanet de incentivo à cultura;

* Ser a patrocinadora dos eventos de Cultura e Esporte pra toda a juventude;

* Trazer para a realidade a pauta de assuntos econômicos - o Banco Solidário será o primeiro passo;

* Promover Seminários para agenda de 10 anos. Assuntos gerais para definir os rumos da nossa querida Muriaé;

* Convidar toda a sociedade para um mutirão de mudança da cultura vigente;

* Participar ativamente nas proposições governamentais em defesa da cidadania.

Precisaremos de uma Educação de alta qualidade para mudar a nossa cidade e este será o eixo fundamental da criação da ACIM.

Pastora Silvia Cristina de Castro Almeida (Igreja do Evangelho Quadrangular) e Helio Jose Ribeiro Faria (Oceanic network e leigo da Igreja Católica)

Maiores informações: no Jornal Gazeta de Muriaé que estará nas bancas a partir deste sábado dia 27/02/16




Gazeta de Muriaé
HPMAIS