25/02/16 - O Secretário Estadual de Desenvolvimento Social em sua visita a Muriaé tem em sua agenda de compromissos visitar a sede da Associação dos Coletadores de Muriaé na manhã desta sexta-feira. André Quintão é autor da Lei estadual que institui o "Bolsa Reciclagem" que oferece ajuda de custo aos associados que recebem suporte financeiro do Estado de Minas Gerais a cada três meses como complemento da renda familiar. Minas é o único estado da federação com este modelo de benefício, os catadores do estado de São Paulo estão em mobilização tentando adquirir benefício semelhante junto ao governo daquele estado.
A população de Muriaé poderia colaborar com os trabalhos de reciclagem, separando o lixo úmido dos resíduos sólidos domiciliares e comércio. Quando os catadores chegam na sede da associação, o resíduo é separado em BOX próprios corforme sua constituição e origem:
PP - para acolher plástico duro;
PP - para garrafas brancas em plástico duro;
PET - para vasilhames de óleo e afins;
PET - refrigerante e outros na cor branca;
PET - refrigerante e outros coloridos;
Filme Brando;
Filme colorido;
Papelão e metais também são separados conforme composição.
A Associação dos Coletadores conta hoje com 16 trabalhadores e se reune todo final de mês, os interessados em participar devem contactar os responsáveis na sede.
O interessante em nossa reportagem foi encontrar um espaço reservado para coleta de máquinas de lavar; tanquinhos; fogões; e outros tipos de aparelhos usados que se tornaram rejeitos domésticos.
Vale lembrar que o depósito da Associação dos Coletadores de Muriaé está localizada na rua Gaspar Zem no bairro Gaspar.
Serviço contra Dengue
Antes de descartar estes materiais de maior volume nas vias públicas os moradores de Muriaé tem duas opções que podem contribuir no combate ao Aedes Aegypti: Informar ao Demsur para agendar data da coleta ou; entregar o objeto em desuso diretamente na sede da Associação
Esta foto foi cedida pelo vereador Jair Abreu