Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 26/02/2008 às 08h56

Corpo de Bombeiros festeja 2º ano de trabalho

  Na noite de quinta-feira, 14 de fevereiro, autoridades municipais, empresários, membros da sociedade e vários convidados reuniram-se na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) para uma merecida homenagem ao 2º ano de atividades do Corpo de Bombeiros em Muriaé.

  Pertencente à articulação do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, a fração, que se encontra sob o comando do subtenente Patrick Tavares Gomes, teve sua construção iniciada no dia 08 de março de 2005, ainda no primeiro ano da atual Administração Municipal.

  Desde então, o 2º Pelotão de Bombeiros Militar, cuja responsabilidade se estende a 26 municípios circunvizinhos de Muriaé, tem seguido à risca o lema da corporação de ser o “amigo certo das horas incertas”, atuando com precisão, habilidade e empenho no salvamento de vidas, em atividades preventivas e parcerias durante diversas campanhas.

  Localizado no Bairro da Gávea, o Pelotão encontra-se em um ponto estratégico da cidade, o que facilita o acesso aos demais bairros e um rápido deslocamento para as rodovias que cortam o município. Outro fator que contribui para a agilidade e precisão dos atendimentos é a moderna estrutura do prédio, com excelente instalação física, mobiliário, material de escritório e veículos que facilitam o trabalho destes profissionais cuja principal meta é a manutenção da vida.

  O empenho da Prefeitura de Muriaé, através do prefeito José Braz, foi um fator de grande importância para a concretização deste sonho, mas vale lembrar que, na realidade do dia-a-dia do Pelotão, o aspecto humano é indispensável, já que se trata de um serviço no qual, faça chuva ou faça sol, calor ou frio, é preciso estar atento e disponível durante 365 dias do ano. Em contato direto com a população, os bombeiros, visando ao cumprimento de seu dever, se doam e arriscam as próprias vidas para salvar outras.

  Por toda essa dedicação à vida humana, ecológica e à preservação do patrimônio histórico-cultural, a comemoração do 2º ano do Pelotão de Bombeiros de Muriaé foi mais que merecida – foi um reconhecimento a esses amigos da população, peças fundamentais no desenvolvimento do município.

  A solenidade teve início com a composição da mesa de autoridades, da qual participaram o prefeito José Braz, o comandante do 2º Pelotão de Bombeiros Militar, 1º tenente Patrick Tavares; o capitão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, Joelson de Oliveira; o Delegado da 17ª Delegacia de Serviço Militar, 1º tenente Wanderlei de Souza; o 1º tenente Miquéias Oliveira do Prado, representando o tenente-coronel Josimar Breder, comandante do 47º Batalhão de Polícia Militar; e o inspetor-chefe da Polícia Rodoviária Federal, João Marcos Valadão.

  Entre as autoridades presentes no evento, destacaram-se a Sra. Elisabeth Mendonça Braz, representando seu esposo, o Deputado Bráulio Braz; a diretora da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Ana Maria Silveira Mendes; o engenheiro de Distribuição da Unidade Operacional de Muriaé da CFLCL, Antonio Gabriel Dias; Sr. Paulo Barroso, representante da secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Eveline Amaral. Também participaram da solenidade diversas empresas parceiras do Corpo de Bombeiros.

  Após a formação da mesa de autoridades, foi apresentado um documentário em vídeo relatando o histórico e a atuação dos bombeiros. Na seqüência, os membros do 2º Pelotão de Bombeiros Militar de Muriaé ficaram de pé para receber os aplausos da platéia, em homenagem aos serviços prestados. A noite seguiu com a execução do Hino Nacional e com a entrega de homenagens aos parceiros do Pelotão.

  Entre os homenageados, esteve a FAMINAS, representada por seu diretor administrativo, Eduardo Goulart, que agradeceu ao Pelotão pelo reconhecimento: “Para nós é uma grande satisfação poder colaborar no desenvolvimento e no dia-a-dia do efetivo de Muriaé. Agradecemos pelo reconhecimento do Corpo de Bombeiros, essa instituição que vem engrandecer e colaborar com a comunidade de Muriaé e da região”.

  O trabalho em conjunto também foi destacado pelo engenheiro Antônio Gabriel, da Companhia Força e Luz-Cataguases Leopoldina, outra homenageada pelo Pelotão. “Essa homenagem é um fortalecimento da imagem da Companhia, do nosso trabalho em parceria com o Corpo de Bombeiros, com um ajudando ao outro, isto é, temos um ótimo trabalho em conjunto. Por diversas vezes, já tivemos esse apoio, e eu particularmente, me sinto orgulhoso em estar aqui nesse segundo ano de comemoração, representado a Companhia Força e Luz Cataguazes-Leopoldina nesse momento tão importante para todos”, frisou o engenheiro de Distribuição da CFLCL.

  Entre as muitas surpresas da noite, uma foi voltada especialmente para as crianças: a apresentação do mascote Foguinho, que se misturou à platéia e distribuiu alguns brindes.

  A seguir, subiram ao palco algumas vítimas socorridas durante as ocorrências atendidas pelo Pelotão, no intuito de homenagear seus “salvadores” com um troféu – uma representação de um bombeiro com uma criança nos braços. Foram homenageados o Cabo dos Bombeiros, Militar Washington Luís da Silva Cunha, os soldados Ernesto Augusto Milani, Everaldo de Oliveira Lima, Carlos Eduardo Fonseca, Cléber dos Santos Jr., Fabiano Santos de Azevedo e Marcelo Américo Franco, representantes das guarnições que socorreram as vítimas presentes à solenidade.

  Os demais profissionais do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Muriaé também receberam homenagens, entregues pelo seu Comandante, 1º tenente Patrick Tavares, e pelo prefeito José Braz que, em seu discurso, lembrou o anseio do povo do município que, há mais de 40 anos, desejava a instalação do Corpo de Bombeiros. “Diante disso e da necessidade de maior segurança para nossa população, não tive dúvida em fazer esse prédio e acompanhar toda a obra para trazer esse grande benefício à nossa sociedade. Aproveito esse segundo ano de atuação do nosso Pelotão para cumprimentar a todos os membros pelo empenho e pela dedicação na preservação da vida humana”, disse o prefeito.

  Para o Presidente do Conselho de Segurança Pública de Muriaé (CONSEP), Pastor João Mila, graças ao Pelotão, muitas mortes foram evitadas nos últimos dois anos: “Creio que toda a população já pôde acompanhar e comprovar a verdadeira necessidade que Muriaé tinha desse serviço. Nós hoje nos sentimos honrados em ver essa equipe excelente, que tem à frente o tenente Patrick coordenando os trabalhos. Parabéns aos Bombeiros e ao trabalho prestado, evitando que muitas pessoas estivessem hoje já falecidas. Felizmente, vimos hoje algumas vítimas aqui, mas vivas, representando as demais, agradecendo a essa excelente corporação. Vemos agora a necessidade de haver uma expansão do Pelotão e estamos ao lado do tenente Patrick e do prefeito José Braz nesta empreitada, já empenhados em ampliar o Corpo de Bombeiros, com o terreno que existe ali do lado e está pronto para ser doado”, revelou o Pastor.

  Foi com esse espírito de reconhecimento e agradecimento ao 2º ano de atuação, em Muriaé, do Pelotão de Bombeiros, que a noite de homenagens foi encerrada. Para se ter uma idéia da importância do serviço, só em 2007, foram 4.745 ocorrências atendidas, nas quais esses verdadeiros guerreiros da vida usaram de toda sua experiência e preparo para socorrer as vítimas, fossem em acidentes no transito e nas estradas, desabamentos, incêndios, enchentes ou em tantas outras tragédias.

  O compromisso com a segurança e a proteção da população de Muriaé e de cidades vizinhas pôde ser comprovado em muitas atuações, ainda que os heróis fossem anônimos, escondidos no anonimato da farda e na simplicidade dos atos. Para esses grandes heróis, a vida é o bem maior e, por isso, diante de todas as adversidades, enfrentam os maiores perigos para salvá-la.

Autor: Andréa Oliveira

Fonte: Gazeta de Muriaé



Gazeta de Muriaé
HPMAIS