Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 18/02/2016 às 14h59

Bombeiros: 10 anos salvando vidas em Muriaé e região

O Segundo Pelotão de Bombeiros Militar foi inaugurado no município de Muriaé no dia 17 de fevereiro de 2006, na época a Fração denominada 8º Pelotão de Bombeiros Militar, pertencia a então 2ª Companhia de Bombeiros Militar situada em Barbacena, área de articulação do Quarto Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM).

A Fração teve sua construção iniciada no dia 08 de março de 2005, sendo o local escolhido para a sua sede na cidade de Muriaé o bairro Gávea, por ser um ponto estratégico de fácil acesso aos bairros e um rápido deslocamento para as principais rodovias que cortam o município BR 356 e BR 116.
image imageNa época com um efetivo de 31 militares, o então 8º Pelotão atendia há uma área de articulação de 31 municípios entre Muriaé e região. Devido a criação de novas Frações do Corpo de Bombeiros, a área de atendimento passou para 29 municípios, sendo que em 2015, com a criação do Pelotão de Bombeiros no município de Leopoldina, a Fração de Muriaé passou a ser responsável por 17 municípios da Zona da Mata Mineira.

image image
No ano de sua instalação (2006), o Segundo Pelotão de Bombeiros em Muriaé atendeu 2.044 (duas mil e quarenta e quatro) ocorrências, esta Fração Destacada se empenha em cumprir com rigor a missão constitucional atribuída ao Corpo de Bombeiro, coordenação e a execução das ações de Defesa Civil, a prevenção e combate a incêndio, busca e salvamento e estabelecimento de normas relativas à segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio ou qualquer tipo de adversidade.

Dados atuais

Hoje, denominado Segundo Pelotão de Bombeiros Militar (2º Pel BM) pertence à Segunda Companhia de Bombeiros Militar (2ª Cia BM) em Ubá, tem a frente do Pelotão o 2º Ten BM Evandro da Silva, possui hoje sob sua responsabilidade uma área de articulação de 17 municípios da Zona da Mata, sendo o mais próximo o município de Eugenópolis com cerca de 25 km da Sede do pelotão e o mais distante o município de Carangola (85 km).

O Pelotão conta com um efetivo de 43 militares, distribuídos em quatro Alas Operacionais, Administração e Grupamento de Prevenção e Vistoria. Possuindo ainda 07 viaturas e dois barcos disponíveis para o pronto emprego operacional.
No ano de 2015 o Corpo de Bombeiros, realizou 3.954 atendimentos de ocorrências em toda Muriaé e região, destaque para os acidentes automobilístico, para as ocorrências do Sistema Resgate e ainda ao atendimentos referentes à prevenção.
O Segundo Pelotão têm efetuado diversos trabalhos na prestação dos serviços em Muriaé e toda a região. Além dos atendimentos operacionais, o pelotão realiza trabalhos de prevenção e vistorias contra incêndio e pânico, formação de brigadas, palestras em escolas e recepção de público, atua capacitação anual no curso de primeiros socorros em piscinas.

No campo operacional funciona na Fração uma Base Descentralizada do SAMU, atuando em conjunto com os militares no atendimento de ocorrências pré-hospitalares.
Dentre todas as atribuições específicas legalmente constituídas aos Bombeiros, cabe-nos a mais nobre das missões, que foi atribuída por Deus – "Salvar vidas".


EVANDRO DA SILVA – TENENTE BM
COMANDANTE DO 2º PELOTÃO BM

Fonte: Assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros



Gazeta de Muriaé
HPMAIS