Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 16/02/2016 às 17h34

Comitê Contra Dengue é recebido em reunião no Forum de Muriaé

16/02/16 - Representantes de Instituições Civis e Militares estiveram presentes em reunião com representantes do Comitê interinstitucional contra a Demgue na Sala do Juri no Fórum Tabelião Pacheco de Medeiros em Muriaé na tarde desta terça-feira.
Mesmo diante dos trabalhos intensos que a Secretaria de Saúde aliada a todas as outras secretarias do Executivo Municipal e autarquias como o Demsur estão realizando. O Comitê Contra a Dengue foi apresentar os trabalhos que estão sendo feitos e solicitar apoio legal e participação efetiva do Ministério Público na busca de soluções para o enfrentamento a esta tragédia epidemiológica em que vivemos hoje no município de Muriaé e em todo o Brasil.
image
Estiveram presentes na reunião extraordinária: o Promotor Dr. Raphael Soares Borba; o Delegado de Polícia Civil Dr. Rangel Martino; Regina Fortuce, administradora do Forum da Comarca; Paulo Sérgio Amaral Presidente OAB;  Hadson de Souza Rodrigues da Fundação Padre Ênio; Sargento José Luiz, SD Coutinho e SD Bernardes representando a Polícia Militar e Proerd; Sargento Valle comandante do TG 04-016; Frederico Cesar diretor administrativo da SRE e Renata Simão Inspetora de Ensino da SRE Muriaé e; Dr. José Geraldo da Defensoria Pública. Juntamente com os já integrantes do Comitê contra a Dengue: o Sec. de Saúde Franklin Leandro Neto; o Prof. Júlio Simbra; Coord. de Vigilância em Saúde Wescley e; Hélio José Ribeiro, representando instituições religiosas do município. 

A tragédia epidemiológica que assola o país é de ordem sanitária e demanda educação, participação e colaboração popular urgente.

O Professor Júlio Simbra deu as boas vindas e disse que: "a principal atividade do Comitê neste momento é o enfrentamento aos focos criadouros de mosquito Aedes aegypti no município, por isto as autoridades foram convidadas para estar cientes da magnitude do problema unindo forças para combater este inimigo da saúde pública."

O Secretário Municipal da Saúde Franklin Leandro Neto apresentou alguns dados:
- o Plano de contingência está sendo aplicado na 4ª fase que comreende alto grau de incidência;
- Muriaé conta com 30 UBS e todos os agentes de saúde foram capacitados e trabalham em atenção máxima;
- no Protocolo Manchester a dengue foi incluída na classificação verde e azul para atendimento; 
- todas as secretarias de governo estão trabalhando em conjunto;
- meta de visitar 100% dos domicílios em Muriaé;

Agravantes:
De 31 de janeiro a 06 de fevereiro de 2016 foram visitados 3966 imóveis, sendo que 104 apresentaram foco do mosquito, 827 residências estavam fechadas e não permitiram ação dos agentes, 218 moradores não permitiram a entreda dos agentes e, 122 imóveis foram recuperados.

Comentário
"Vale lembrar que apenas UM foco pode espalhar mosquito doença em um bairro inteiro. Se não houver participação EFETIVA da população fica muito difícil acabar com o mosquito."

image image
Para o Promotor Raphael Soares Borba: A situação se agrava, quando temos um alto índice de imóveis fechados e visitas dos agentes recusadas por pessoas que não fazem sua parte limpando e fechando caixas d'agua e piscinas, além do lixo jogado a esmo." Dr, Raphael garantiu que vai fazer com que a Medida Provisória de 29 de Janeiro seja cumoprida e policiais civis e militares poderão dar apoio aos agentes de saúde em todos os imóveis de Muriaé para vistoria de focos do mosquito da Dengue. 
image image
O delegado de Polícia Dr. Rangel Martino: a questão de pessoas que deliberadamente não permitem a entrada dos agentes para vistoria dos imóveis e não tomam providencias para limpeza dos mesmos deve ser coibida e a entrada deve ser franqueada, o mosquito não escolhe sua vítima. 
image image
O Sargento José Luiz da PM reforça a tese de que o processo educativo deve começar nas escolas, preparando a comunidade para os mutirões que em breve vão começar a acontecer e para que assim todos possam saber quem estará atuando em cada comunidade. Ele sugeriu também a criação de um selo de benefícios para os que estiverem isentos de foco em seus imóveis, e penalidades aos que não colaborarem.

Nesta terça-feira haverá Audiência Pública na Câmara Municipal de Muriaé às 19h onde o executivo vai apresentar aos vereadores e população tudo o que está sendo feito no combate à Dengue no município e ouvir sugestões.




Autor: Fernando Amaral de Calais



Gazeta de Muriaé
HPMAIS