15/02/16 - Dois homens foram presos na tarde desta segunda-feira por prática de pesca ilegal no rio Muriaé. Por volta das 16h30min a polícia ambiental (6ºGPAmb) de Muriaé recebeu denúncia de pescadores próximos à rodoviária.
No local os Policiais se depararam com os autores que receberam voz de prisão, alguns adolescentea abandonaram o local em disparada. Seus materiais de pesca foram apreendidos. Na ocorrência foram pesados 45 Kg de tilápia também apreendidos juntamente com 05 varas e 01 molinete de pesca. Todo o material e os adultos foram apresentados na Delegacia de Polícia, os dois autores ficarão detidos até o pagamento da fiança que foi arbitrada pelo Delegado de plantão.
Período de Defeso:A prática da pesca em desacordo com a legislação, interfere em todo o processo de perpetuação das espécies e renovação dos estoques, que será sentido na diminuição do tamanho dos peixes e na quantidade disponível para à pesca nos anos subsequentes. Por isso é tão importante a proteção dos peixes na época da Piracema.
A legislação em vigor no estado prevê que, o pescador que for flagrado desrespeitando a proibição no período que compreende 1º de novembro de 2015 a 29 de fevereiro de 2016, pode sofrer sanções criminais e administrativas, sujeitos à multas que podem chegar à R$ 2.000,00 pelo ato da pesca e até R$ 1.700,00 dependendo do tipo de equipamento de pesca utilizado.