Em 15/02/2008 às 09h08
No dia 17 de fevereiro de 2006, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais inaugurou, o então, 8º Pelotão de Bombeiros Militar em Muriaé, hoje denominado 2º Pelotão de Bombeiros Militar, que possui sob sua responsabilidade 30 municípios circunvizinhos à cidade de Muriaé.
A iniciativa partiu da Prefeitura de Muriaé, sob a Administração 2005-2008, em resposta a um antigo sonho da população e a uma grande necessidade de toda a nossa região. Com a instalação da unidade, a área de segurança pública ganhou muito. O trabalho dos bombeiros vem sendo feito com muito empenho e os muriaeenses só têm a ganhar.
Antes, o município dependia do Corpo de Bombeiros da cidade de Ubá – localizado a mais de 80 quilômetros de Muriaé. Agora, é possível contar com a eficiência e rapidez do trabalho realizado aqui mesmo, na cidade, o que tem evitado situações de risco ou até grandes incêndios, como o que, há alguns anos, acometeu o casarão da Praça João Pinheiro, causando perdas econômicas e culturais inestimáveis.
Implantado no Bairro da Gávea, o 2º Pelotão de Bombeiros Militar é composto por uma equipe de profissionais bem treinados, que contam com estrutura física e equipamentos ideais para o desempenho de suas atividades. A atuação destes bravos homens já puderam ser constatadas em salvamentos, resgates de acidentes, combates a incêndio e atividades preventivas.
Também não há como esquecer do trabalho ágil e preciso da unidade durante as enchentes que assolaram o município no último ano, no mês de janeiro. Com grande empenho e dedicação à tarefa de salvar vidas, os bombeiros foram fundamentais para garantir a segurança da população e evitar tragédias em áreas de risco. Além disso, a unidade também tem se mostrado de grande valor durante campanhas diversas – seja na área de saúde ou social – realizadas no município, como por exemplo, durante os mutirões do “Faz e Acontece”.
Bombeiros divulgam números de 2007
Quase 100%. Esta é a porcentagem do aumento de ocorrências registradas em Muriaé em 2007 em comparação com o ano de 2006. Segundo o comando do 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros, esta elevação deve-se às enchentes do início do último ano, responsáveis por 2.046 das 4.745 ocorrências totais do município.
Do total apontado pelo comando, as ocorrências foram assim divididas: 177 relativas a incêndios, 25 devido à falta de água em instituições (escolas e hospitais), 1.403 buscas e salvamentos e 702 procedimentos de vistoria, prevenção e palestras. Outros 392 chamados ao 193 foram computados como trote, o que é uma lástima e demonstra a pouca seriedade da população em lidar com sua própria segurança.
Atendendo a uma média de 13 ocorrências diárias e 395 ao mês, o Corpo de Bombeiros também atuou, em 2007, atendendo a acidentes em estradas federais que cortam a região de Muriaé, fazendo o resgate de sobreviventes ou mesmo de corpos.