Em 15/02/2008 às 09h02
Um total de 106 mil jovens se inscreveu para os cursos profissionalizantes em instituições privadas credenciadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE) para integrarem o Programa de Educação Profissional (PEP), na capital e interior de Minas. Como o número de inscritos foi maior que o número de vagas disponíveis para 2008, haverá exame de seleção (avaliações de língua portuguesa e matemática).
As instituições vão divulgar as datas, horários e locais das provas, mas os candidatos podem antecipar o contato com a instituição para a qual se inscreveram para obter as informações. Em todas as instituições, os exames serão realizados no período de 11 a 15 de fevereiro. O resultado será publicado em 25 de fevereiro, no site da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br). As aulas terão início a partir de março. Em 2008, o PEP oferecerá 30 mil vagas em 54 diferentes cursos.
O Programa de Educação Profissional de Minas Gerais foi criado pelo Governo do Estado para oferecer formação profissionalizante aos alunos do 2º e 3º anos do ensino médio das escolas estaduais e para os jovens de 18 a 24 anos que já concluíram o ensino médio em qualquer rede.
Nas instituições credenciadas serão oferecidos cursos em 12 áreas de formação profissional: mineração, turismo e hospitalidade, indústria, agropecuária, saúde, comércio, construção civil, gestão, meio ambiente, química, informática e imagem pessoal.