Gazeta de Muriaé
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter

Em 20/01/2016 às 09h54

Crise: Prefeitura de Viçosa cancela carnaval

A Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretarias Municipais de Governo e Cultura, informa que não realizará este ano a festa oficial de Carnaval no município, batizada de CarnaViçosa 2016. Devido à atual conjuntura econômica do país, a Administração Municipal considerou prudente suspender a festa de carnaval, principalmente em função da queda de arrecadação de repasses de recursos federais e estaduais, e em consequência a possibilidade de um orçamento mais restrito para as atividades essenciais dos principais serviços à população. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (18), após reunião do Prefeito Ângelo Chequer com o Secretário de Governo Luciano Piovesan Leme. 
O Executivo Municipal fez uma avaliação em relação aos custos do evento CarnaViçosa 2016, que previa contratação de bandas de renomenacional, sonorização, palco, equipes de apoio e segurança, brigadistas, banheiros químicos e demais estruturas no valor estimado em R$ 297.800,00 (duzentos e noventa e sete mil e oitocentos reais), e decidiu direcionar esses recursos essencialmente para dois setores: 1) aquisição de um veículo modelo van adaptado para transporte de alunos portadores de necessidades especiais no transporte escolar do município; 2) recursos para a aquisição de máquinas, equipamentos, ferramentas e veículos para a Secretaria de Obras, permitindo maior estrutura para um melhor atendimento à população.
Embora cancelada a festa oficial, o Governo Municipal ressalta que manterá o apoio às comunidades que promoverem reuniões dos tradicionais blocos carnavalescos em seus bairros, assim como o tradicional evento religioso SEARA, que acontece há 28 anos na cidade. Para tratar detalhes sobre o apoio aos blocos, a Administração se reunirá com todos os seus representantes na segunda-feira, dia 25, às 19 horas, no Espaço Cultural Hervé Cordovil, na antiga estação ferroviária.
A Prefeitura já havia decidido desde Dezembro/15 pela não realização, neste ano, do também tradicional desfile das escolas de samba de Viçosa. As agremiações não se mobilizaram no decorrer do ano para se prepararem para o carnaval, mesmo a Prefeitura tendo comunicado antecipadamente que, caso não houvesse organização por parte delas, não haveria apoio oficial. Por fim, a administração informa que os recursos para o CarnaViçosa são provenientes da arrecadação própria, não tendo qualquer vinculação com repasses de verbas de âmbito federal ou estadual, ou seja, trata-se de um tipo de recurso cujo município tem autonomia para decidir em que área investirá. 

Fonte: Assessoria de Imprensa



Gazeta de Muriaé
HPMAIS