10/01/2016 - O Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou a solenidade de diplomação e posse dos dez novos membros do Conselho Tutelar de Muriaé, incluindo titulares e suplentes, que atuarão durante o quadriênio 2016-2019.
A cerimônia de posse aconteceu no Teatro Gregório de Mattos Guerra, com a participação de representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Após a execussão do Hino Nacional Brasileiro os representantes dos três poderes e secretários proferiram seus discursos reverenciando a importânciado trabalho para os novos conselheiros e desejaram sucesso em sua caminhada à frente de tão importante função que demanda preparo, dedicação, muito trabalho e vocação para prevenir, proteger e resolver problemas relacionados às crianças e adolescentes em situação de risco em Muriaé.
A nova formação titular do Conselho Tutelar é composta por cinco mulheres: Jacqueline Maria Ciribelli Pereira Moreira, Reinara Notim de Souza, Heloisa Helena de Campos, Michelle Cunha Giannichi e Kátia Aparecida Monteiro Simas Campos. Já a formação suplente conta com Valdinéia Luzia da Silva Peixoto, Cláudia Araújo de Carvalho Bueno, Gilcimar Dias dos Santos, Caroline Franklin Gonçalves e Raphaela Silva Alves.
O diploma de Conselheiro Tutelar é conferido pelo CMDCA que corrobora que todos os integrantes foram eleitos em setembro, pelo Colégio Eleitoral formado por membros dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de diretores de escolas e representantes de instituições sociais, civis e militares de Muriaé.
O Conselho Tutelar atua sob a supervisão da Promotoria de Infância e da Juventude da comarca de Muriaé e tem o objetivo de zelar, promover, orientar, encaminhar e tomar demais providências cabíveis ao verificar situações de vulnerabilidade pessoal e social que afetem crianças e adolescentes - abandono, negligência, exploração, violência, crueldade e discriminação, entre outros casos.