Em 01/02/2008 às 08h08
A Prefeitura Municipal de Muriaé, através da Secretaria Municipal de Saúde, que tem à frente o Dr. Marcos Guarino de Oliveira, programou distribuir cerca de 8 mil preservativos (camisinhas) com vistas o carnaval 2008. A distribuição é gratuita e acontece na Praça João Pinheiro, numa tenda armada pela secretaria que funcionou ontem e também hoje, sexta-feira, 01, das 8 às 17horas.
Sobre o tema falou Silvério Martins, Supervisor do Programa DST/ AIDS da Prefeitura de Muriaé: "Estamos vivendo um momento de folia, mas também de reflexão; não podemos nos esquecer que a conscientização ainda é o melhor remédio. E nós, através da distribuição de preservativos, panfletos educativos e colagem de cartazes e educação sanitária vamos tentar conscientizar as pessoas".
O tema deste ano da campanha contra a AIDS no carnaval é "Pule de Alegria, mas não pule a camisinha". Minas Gerais é o quarto estado com o maior número de notificações de casos de AIDS no Brasil. A cada ano são 1.200 novos portadores do vírus. A taxa é considerada média, mas, merece atenção e a necessidade de ações preventivas. Os jovens heterossexuais são hoje a classe mais atingida pela doença e a terceira idade tem despertado preocupação nas autoridades de saúde.
Com este trabalho o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é preservar o cidadão muriaeense de doenças como AIDS, Hepatite B e C e a Sífilis, possibilitando que a festa de momo aconteça sem que haja arrependimentos para ninguém.